21/03/2011

4 Dia Lujan (BA) a Santa Rosa (Los Panpas)

Lujan a Santa Rosa


Share your Adventures with SpotAdventures
Olá amigos!!!

Resumo do dia:
Km dia 547 Km (Só !!!) Km total da viagem 2904
Deslocamento 06.00 hr Viagem total em 07.00 hr
Consumo médio 14,08 Km/l
Temperatura: Muito boa até ao meio dia depois muito calor

Hotel em Santa Rosa Calfucura
Avenida San Martin 695 www.hotelcalfucura.com

Nada como uma boa noite de sono para os animos melhorarem.
Ontem chegamos tarde e cansados, então meu post foi meio sem graça. O dia também nào ajudou, cansativo.
Hoje tivemos um dia curto de pilotagem mas bem bonito. Ao sairmos de Lujan a paisagem melhorou muito, atravessamo uma região agricola muito legal.
O que não mudou foi a estrada.... uma reta com umas duas curvas !!!!!

Dica aos motociclistas....comprem a trava de acelerador para viajar por aqui.
Nestas retas regulamos para a velocidade desejada e esquecemos. Muito confortável.
Na Moto Atacama vc encontra.

As motos estão maravilhosas, soltando cada vez mais.
Maneiramos na tocada para não termos problemas com polícia e para tentar economizar um pouco na gasola.

Eu comprei um "pelego" de pele de carneiro. Não ficou bonito mas está muito confortável. Segue a foto e por favor não riam. O meu traseiro agradeceu um montão depois desta decisão.
Vstrom com o pelego

Ah !!! Ia esquecendo !!
Oficialmente já estou na Patagônia Argentina !!! A cidade de Santa Rosa ( que é bem bonita por sinal) fica na Patagônia.
Segue as fotos da divisa de estado (Departamento por aqui)



Chegamos cedo e já temos uns numeros parciais de consumo e hotel, segue:

Gasolina até aqui 189,1 litros
Custo 438,83 na média de 14,08 Km/l (estou utilizando um programa no Ipod Touch o Road Trip. Recomendo)
De hotel foram R$ 190,00.



Vou sair para jantar um bom bife de chorizzo e dormir bem pois amanhã temos 850 km até Puerto Madryn. (mais retas infinitas) .

O bom humor está alto e vamos todos bem.

Obrigado a todos que estão enviando mensagens.

Até amanhã

Ramon

20/03/2011

3 Dia Santo Tomé (RA)a Lujan (RA)

Santo Tomé a Lujan


Share your Adventures with SpotAdventures



Olá amigos!!!

Resumo do dia :

Km dia 842 KM  Total da viagem 2356 KM
Tempo de deslocamento 09.03 hrs. Total 10.18 Hrs
Média de comsumo 14,08 Km/l
Temperatura Agradavel (Por volta dos 18 graus)


Ontem eu festejei demasiadamente cedo!!!!
A policia argentina nos achacou como de costume.
Estavamos próximos a divisa do departamento de Buenos Aires , fomos parados e começou a mesma hitória de sempre.
Disseram que passamos em um radar muito rápido, seriamos multados com a carta apreendida ,deveriamos pagar a multa no outro dia,etc.
Tudo isto é para nos amedontrar . Depois de um bom tempo pedem $1000,00 pesos para pagar as três multas e nos enrolam bastante. Cerca de uma hora a mais dão um desconto na multa por U$100,00.
Pagamos , pois estavamos de saco cheio de esperar e noite estava caindo, então resolvemos acabar de vez com a enrolação.
Dica !!!! Se vc estiver na mesma situação e tenha tempo para esperar, espere.
Demore bastante, diga que vai pagar a conta no banco, que no fim sai só por uns $100 pesos.
É só ter paciência.

Bem vamos voltar a viagem de hoje e resumirei em uma palavra :  CHATA !!!!

A rota 14 a partir de Santo Tomé é uma reta,  e em uma parte bem feia da Argentina, também com bastante movimento, então a pilotagem é muito aborrecida.

Andamos bem novamente, porém fomos parados três vezes pela polícia Argentina (Sem contar a da propina) e  junto com o movimento de volta de fim de semana para Buenos Aires, demoramos bastante para chegar no hotel. ( Ah... também pegamos uma manifestação que bloqueou a estrada, nos fazendo pegar outra).

As motos estão muito boas, somente consumindo um pouco mais.
Nossas Vstrom não gostam da gasolina Argentina.
Em outras motos esta gasolina faz o consumo cair, mas nas Suzuki,  faz o consumo aumentar.

Não tirei muitas fotos, pois nada valia a pena até aqui.
O Hotel de hoje é meio vagabundo , então não vou postar informações a respeito.
Estavamos sem saco de procurar outro.

Estamos em Lujan na grande Buenos Aires e amanhã sairemos para Santa Rosa.
Como estamos adiantados, queremos chegar cedo no hotel para descansar um pouco.
Afinal já rodamos dois mile e tantos quilometros.

Estamos de olho na meteorologia e vemos que em Ushuaia já encontraremos muito frio.

Só colocarei a foto do hotel que pernoitamos em Santo Tomé que tirei hoje cedo.





Boa noite a todos,

Ramon

19/03/2011

2 Dia Ponta Grossa (PR) Santo Tomé (RA)

Ponta Grossa a Santo Tomé


Share your Adventures with SpotAdventures




Olá amigos !!!!!
Resumo do dia :

Tempo do deslocamento 11. 54.
A média das Vstrom estão até agora em 14,30 Km/l
Temperatura : Agradabilíssima.
Hotel Condado Cassino
Rua Bertran 1040 Santo Tomé Corrietes www.casinosdellitoral.com.ar
Diária 280,00 pesos o quarto duplo.


Para começar "A vovó" (Africa Twin do Dudú)tá voando !!!!!!
Hoje meu irmão ditou o ritmo e deve ter dormido muito bem, pois enrolou o cabo com gosto.

De Ponta Grossa resolvemos seguir a Oeste em direção a Pato Branco onde desceriamos sentido Sul para São Borja,cortando Santa Catarina e o Rio Grande do Sul de Norte a Sul até São Borja, nosso destino final.

Depois de nos perdermos um pouco na navegacão, seguimos a Pato Branco e na última rotatória uma casal da cidade com uma GS1200 Adventure (O Márcio e Sra) nos pararam e deram uma dica muito legal!!!
Para que seguissemos em direção a Dionisio Cerqeira e entrassemos na Argentina ganhando tempo.

Marcio dando as dicas



Como as estradas do Sul são pista simples e com bastante tréfego achamos uma boa e assim fizemos. Boa escolha.

De Pato Branco até a divisa, a estrada é linda e dá gosto de pilotar. Cheia de curvas e com bastante natureza a volta. (sempre enrolando o cabo)

A Aduana foi muito rápida e somente o cambio demorou mais que o recomendado. Saimos tarde, por volta das 14 com mais 500 Km a frente. A estrada RN 14 está nova e bem sinalizada também é muito bonita, então já viu !!! 140 a 150 km/h de tocada.
Aduana em Dionisio Cerqueira


Perdemos bastante tempo nas abastecidas pois as petroliferas aqui na Argentina estão fazendo locaute entregando pouco combustivel aos postos para obter um aumento de preço.
Resultado: Muita fila para abastecer e o engraçado que mesmo assim somente um frentista faz tudo, abastece, cobra, tira nota lava o vidro, etc e os Argentinos ficam na fila olhado sem reclamar.(acho que já se conformaram.)

Fomos parados três vezes pela policia mas desta vez (até agora) pasmem, sem propina, somente cheque de documentos.

Alessandro e a burocracia


A Iris (namorada do Dudu) é bem espirituosa e ao falar gesticula muito, também digo que é uma guerreira pois encareu tudo numa boa.

Um fato bem engraçado e pitoresco:
O Dúdu estava sempre "puxando"a fila, com uma tocada que encaixava bem nas Vstrom, mas de vez em quando abaixava o ritmo para caramba voltando alguns quilometros a frente a andar no mesmo ritmo. O casal citado também tem intercomunicador e eu notei que sempre que os bracinhos da Iris estavam se movimentando a média caia. Então das duas uma: ou meu irmão não consegue andar rápido e falar coma a mulher ao mesmo tempo ou então ela estava ralhando com ele da velocidade. Não sei ainda mas amanhã vamos tentar decobrir.

E a vovó !!!! Eu to com medo que daqui a pouco saia a biela pelo escape !!! Tô brincando, mas devo pontuar que a Honda fez uma puta moto.Lembre que esta moto tem 20 anos !!!!!

Estamos agora em Sato Tomé que é a cidade após aduana de São Borja.
Acertamos o hotel!!! Um cassino muito luxuoso e bem barato, cerca de R$ 130,00 a diára. eu recomendo com certeza.

Bem se lembrar mais alguma coisa eu volto e completo.
Hoje o dia para quem gosta de "tocar" foi maravilhoso.

Amanhã:

Como estamos adiantados vamos até Gualeguachu e veremos se vamos ficar por lá ou tocar mais um pouco.

Abraços,

Ramon

18/03/2011

1 Dia Inicio da aventura !!


Limeira Ponta Grossa 18 03 Ushuaia 2011


Share your Adventures with SpotAdventures
Olá amigos!!!!

Resumo do dia :

Vinhedo Limeira Posta Grossa 584 Km  Total da viagem 584.
Tempo do deslocamento 7: 20 min.
A média das Vstrom estão até agora em 14,67 Km/l
Temperatura : Calor muito Calor por volta de 30 graus.
Hotel Princess
R  Minas Gerais 2222   www.hotelprincess.com.br
Diária R$ 120,00 quarto duplo.



Hoje começou para valer a aventura.
Durante a preparação conseguimos sair de Limeira por volta da uma da tarde.  Saimos pela rodovia Limeira Piracicaba e seguimos em direção a Tietê, Cerquilho, Itapeva e como estavamos rendendo bem prosseguimos para Ponta Grossa no Paraná.

Hoje nossa "tocada" foi entre 120 a 130 Km/h o que nos surpreendeu positivamente pois devemos lembrar que temos a vovó das Big Trails junto.
A Africa Twin RD04 1991 (20 anos)  do Dudu..
 
RD004 1991 Dudu e Iris





















   As estradas de São Paulo e do Paraná estão muito boas e eu curti muito a paisagem maravilhosa....tudo verde e bonito.
  Passamos bastante calor até as quatro da tarde mas depois tudo melhorou.
  O primeiro dia as dores começam a aparecer e depois de uns 3000 km elas irão embora.
  Paramos em Posta Grossa em um hotel na entrada da cidade muito bacana e barato.









Os meus companheiros estão com um astral bem alto e nossas espectativas são as melhores para amanhã.
Toque de recolher agora e sida por volta das 07:00 destino São Borja a 908 km daqui.

Abraço a todos.

Lediane, Caio e Lucas obrigado por esta viagem.

Lá vou eu !!!!

Bem, depois de muita ansiedade vai começar a viagem.

Já tomei café com minha esposa e revisei pela décima vez minha lista de equipamentos.

Vou sair finalmente.

Sairei de Vinhedo para encontrar meus companheiros em Limeira e de a aventura começa para valer.

O dia amanheceu parcialmente encoberto com a temperatura amena muito agradavel para viajar.

Na véspera da viagem sempre bate uma insegurança tremenda e junto com a ansiedade que vai se avolumando dá no saco.

Pretendo daqui para frente informar o progresso da viagem.

Agradeço muito o apoio de todos meus amigos, e principalmente minha esposa pela força que me deu.

Que Deus me guie e mostre o caminho.

Fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

14/03/2011

O Grupo está formado !!!

Olá amigos e seguidores !!!!
Hoje 14/03 estou oficilalmente de férias!!!!!
Estamos com o grupo fechado para a viagem que começa na sexta dia 18!!!!!



Eu e Alesssandro Fortes em Punta Del Leste

Iremos eu, meu irmão e namorada e meu querido amigo e companheiro de outras aventuras Alessandro Fortes.



Du Del Bel indo ao Uruguai GS1100
 Umas palavras sobre meus companheiros :

Dú Del Bel o cara mais  Mil e Umas Utilidades que eu conheço!!
Seu senso de humor e maneira de lidar com os problemas tem um charme incrivel!!!
A maneira que conta histórias é no minimo hilário, muito bom para descontrair a viagem.
Ele tem uma energia inacabável e está sempre pronto as aventuras.
Devo um agradecimento a ele, pois desde do primeiro momento que falei desta viagem o mesmo me incentivou ir. (com ele junto claro!!!)

Alessandrto Fortes é uma amizade de 36 anos.
Esta vai ser nossa terceira viagem internacional sobre duas rodas juntos e é um grande companheiro.
Também tem um senso de humor incrível e topa tudo.

Devo deixar registrado que nossas mulheres não nos acompanharão nesta viagem e que com certeza sentiremos falta das mesmas.

Ao longo da viagem postarei mias observações destes dois malucos.

Ramon

Postagens sobre a viagem




Na medida do possível eu postarei o desenrolar da viagem.

A idéia inicial é informar trecho a trecho as informações e fotos. Assim quem quiser usar a viagem como referência para a sua própia viagem o fará de maneira bem fácil.

A idéia é um breve resumo do dia e nos mesmos posts eu retornarei nas folgas programadas e atualizarei as informações.

Em cada post eu indicarei no cabeçalho a data e hora da revisão para que todos possam saber se há novidades daquele trecho.

Abraços

Ramon

06/03/2011

Camera Oregon ATC3K teste e comentários

Olá amigos !!
Em minhas andanças encontrei pelo mundo uma camera de video bem interessante e barata.
A Oregon ATC3K.
A mesma tem como caracteristica principal a resistência a choques e também é a prova dàgua sendo prefeita para esportes radicais.
Na embalagem da máquina encontramos um kit bem interessante para adptar a mesma a capacetes e também a guidons de bicicletas.
Tem como resolução 640x480 pixels e usa um cartão de 4GB para armazenar as imagens. Com este cartão dá para se armazenar 1 e 30 minutos de video.





Este pequeno video foi um teste de filmagem hoje cedo. Me perdoem pela edição amadora, também estou aprendendo a usar o Windows Movie Maker.

Na Europa eu encontrei por $99,00 Euros o que na minha opnião é um bom preço para este equipamento.

Esta camera não grava em HD o que é uma vantagem para a publicação em Blogs e YouTube pois nào gera arquivos muito grandes.

Uma grande vantagem para uso Outdoor é que a mesma usa baterias alcalinas normais.

Uma desvantagem que indico é a sua capacidade de gravar audio que é bem restrita.

Existe cameras já em HD, mas mais caras e com arquivos mais pesados.

Existe outras alternativa com maiores resolução inclusive da própria Oregon no modelo ATC9K ou a best seller do momento a GoPro.

Será bem interessante a aprendizagem que terei na próxima viagem ao utilizar este equipamento e gerar video para serem vistos na Web.

Bem é isto,

Ramon

28/02/2011

Cardo Q2

Olá amigos hoje eu comentarei sobre um equipamento muito legal o intercomunicador Cardo Q2.


Capacete Mormaii

Este equipamento vem com dois intercomunicadores de fácil instalação e uso.

 O Cardo Q2 usa tecnologia bluetooh e se comunica com outro Cardo Q2 até 500 metros em áreas abertas.

 Cada Q2 tem capacidade de parear com mais dois equipamentos ou seja até três pessoas diferentes se conectam.



        Após parear os equipamentos dá para selecionar o Q2 principal e o  Q2 secundário dando prioridade as pessoas com quem desejamos falar.

         Após esta seleção o Q2 principal será acionado por comando de voz (Hot Mike) e o Q2 secundário atraves de um comando no aparelho.

          Outra funcionalidade bacana do aparelho é de parear com outros equipamentos Bluetooh.
 
           Para quem tem o GPS Zumo o mesmo dará instruçoes pelo Q2, dá para atender e efetuar ligações de aparelhos celulares (desde que o aparelho de celular suporte a discagem por comando de voz) e escutar músicas através do Bluetooh.

             Para quem quer escutar músicas de tocadores de MP3 há entrada via conexão de som padrão.(não espere uma qualidade fantática do som dá apenas para o gasto)

             Há uma corrente de motociclistas que tem certa resistência ao uso deste aparelho advogando que o barulho do vento e do escapamento sào os únicos sons bacanas ao se andar de moto.

             Eu discordo.

             A a troca de informações aumenta a segurança da viagem e resolve os problemas de comunícação tão comuns entre várias motocicletas. (como por exemplo informar que precisa parar antes do programado para ir ao banheiro)

             A bateria tem uma boa duração sendo suficiente para um dia interiro de uso.

            O Q2 é muito fácil de se encontrar como por exemplo na Moto Atacama, segue o link:

            http://www.motoatacama.com.br/categoria.php?cat_id=14&sub_id=96

            Espero ter ajudado!
          
            Eu recomendo a compra,

            Ramon

              
              








 

Viagem reprogramada !!!!!!!!!!!

Caros amigos e seguidores por motivos profissionais fui forçado a reprogramar a viagem para dia 18/03 !!!

Pedido de chefe não se nega.

Segue as novas datas :

18/03/2011SextaLimeiraItapeva280
19/03/2011SábadoItapevaIjui915
20/03/2011DomingoIjuiGualeguaychu855
21/03/2011SegundaGualeguaychuSanta Rosa755
22/03/2011TerçaSanta Rosa Puerto Madryn765
23/03/2011QuartaPuerto MadrynCaleta Olivia515
24/03/2011QuintaCaleta OliviaRio Gallegos700
25/03/2011SextaRio GallegosUshuaia661
26/03/2011SábadoLivre 
27/03/2011DomingoLivre 
28/03/2011SegundaLivre 
29/03/2011TerçaUshuaiaPuerto Natales700
30/03/2011QuartaLivre 
31/03/2011QuintaPuerto NatalesEl Calafate375
01/04/2011SextaLivre 
02/04/2011SabadoEl CalafateChile Chico620
03/04/2011DomingoChile ChicoSan C. Bariloche
04/04/2011SegundaLivre 820
05/04/2011TerçaSan C. BarilocheSanta Rosa975
06/04/2011QuartaSanta RosaGualeguaychu755
07/04/2011QuintaGualeguaychuIjui855
08/04/2011SextaIjuiItapeva915
09/04/2011SabadoItapeva Limeira280


Com relação a programação anterior ficaremos mais dias em Ushuaia pois minha esposa irá nos encontrar e passear por lá.

Tai uma dica ao moto aventureiros, agora em março, fora de temporada, comprei passagem ida e volta a partir de Buenos Aires por US 300,00.
Até Buenos Aires há varias empresas com preços bem competitivos.

Esta pausa com a esposa será bem legal.

Também adicionei uma página dedicada a viagem para facilitar a navegaçào.

Bem é isto!!!

Ramon

18/02/2011

Equipamentos da Vstrom

Bem com esta já é minha segunda Vstrom ao longo do tempo tive o privilégio de equipar a moto com vários acessórios.
Atualmente tenho a disposição GPS com suporte Touratech, aquecedores de manoplas, defletor de vento , tomada 12 volts, trava de acelerador, protetores de farol, faróis de milha, protetores de motor com pedaleira auxiliar,cavalete central e malas laterais e bauleto.
Detalharei um a um neste post.

By touratech
 Um dos equipamentos que daria prioridade é o defletor de vento intalado no topo da carenagem por pressão manufaturado pelos alemães da Touratech. 


By Touratech



O suporte de GPS é fantástico, pois trás além da alimentação elétrica uma eficiente trava com chave que ajuda a prevenir furtos.




By Toratech


Instalei também uma tomada auxiliar 12 volts com 15 amps. muito utíl hoje em dia que temos os mais diversos aparelhos com essa alimentação 

Com uma bolsa de tanque instalada podemos carregar celulares, cameras de vídeo, compressores e etc.


Para a proteçào em geral tenho um protetor de farol e motor confecionado pela MotoPoint de Rio Claro. (há um linka na pagina ao lado)
Também tenho um cavalete da mesma empresa. O cavalete central para longas viagens são importantíssimos para a manutenção diária, lubrificação de correntes, carregamento e descarregamento da moto e para concertos de pneus se for o caso.
A Motopoint dispões de uma excelente trava de acelerador, muito util nas retas patagônicas.



By MotoPoint




By MotoPoint








Tenho um eficiente aquecedor de manoplas que permite o uso das manoplas originais e é bem barato nos EUA. Segue o link http://www.cyclebuy.com/shopping/enduro/grip_heaters.htm


A proteção do farol vem com suporte para milhas e corta pipa . O milha durante o dia ajuda ao outros motoristas nos enxergarem .

As malas da Givi sào muito resistentes e confiáveis.

O moto turismo é bem caro, mas com bom senso e calma dá para "customizar"nosso brinquedos de maneira que fiquem bem funcionais.

Se estiver pensando em equipar sua moto seja honesto consigo mesmo e se pergunte a real utilidade dos itens.

 Se for rodar pouco gaste pouco.

Do contrário compre equipamentos de ponta pois trarão conforto e segurança.

Ramon


17/02/2011

GPS Garmin 60Csx

Olá amigos !!!


Tenho um GPS Garmin 60Csx e falarei um pouco a respeito do mesmo.

Este aparelho tem o custo beneficio mais interessante quando se pensa em várias utilizações e que tem suporte para a utilização do software MapSource.

É um aprelho a prova d'àgua ,muito resistente e também funciona com pilhas alcalinas (o que é muito funcional longe da civilização).

A unica desvantagem que destaco é a falta de geração de voz e bluethoot que faz com que tenhamos que visualizar as mudanças de direção.

Por este motivo caso venha instalar um semelhante em sua moto o posicione feito um Roadbook de rali, como está na minha Vstrom, pois estou sempre de olho na estrada e no GPS.

O MapSource é uma ferramenta fantástica para planejamento dando a opção de roterização da viagem.

Outra vantagem deste software é como gerenciar mapas gratuitos feitos para o Garmin por várias ONG`s que não cobram nada por isto.

O 60Csx custa por volta de U$ 250,00 na Bass Pro Shop (http://www.basspro.com/homepage.html).

Eu utilizo o aparelho também para trekking e pedaladas, por isto digo que tem um bom custo beneficio.

Para uma utilizaçào mais especifica para motocicletas os da série Zumo são as melhores pedidas. (mas também mais caros)

O supote atual que uso é manufaturado pela Touratch www.touratech-usa.com .

Roteiro a Ushuaia em Março de 2011 !!!

Segue o planejamento inicial.

 
DataDiaPartidaDestinoKm ParcialKm Total
111/03/2011SextaLimeiraItapeva28011741
212/03/2011SábadoItapevaIjui915
313/03/2011DomingoIjuiGualeguaychu855
414/03/2011SegundaGualeguaychuSanta Rosa755
515/03/2011TerçaSanta Rosa Puerto Madryn765
616/03/2011QuartaPuerto MadrynCaleta Olivia515
717/03/2011QuintaCaleta OliviaRio Gallegos700
818/03/2011SextaRio GallegosUshuaia661
919/03/2011SábadoFree 
1020/03/2011DomingoUshuaiaPuerto Natales700
1121/03/2011SegundaFree 
1222/03/2011TerçaPuerto NatalesEl Calafate375
1323/03/2011QuartaFree 
1424/03/2011QuintaEl CalafateChile Chico620
1525/03/2011SextaChile ChicoSan C. Bariloche
1626/03/2011SábadoFree 820
1727/03/2011DomingoSan C. BarilocheSanta Rosa975
1828/03/2011SegundaSanta RosaGualeguaychu755
1929/03/2011TerçaGualeguaychuIjui855
2030/03/2011QuartaIjuiItapeva915
2131/03/2011QuintaItapeva Limeira280


Como viram até agora 21 dias de viagem e cerca de 12.000 Km.
Tenho férias programadas até 08/04 tendo uma margem de manobra para o retorno e possiveis problemas.
Há uma grande possibilidade de atrasos nas travessias próximos a Ushuaia  e também a vontade de ficar mais um pouco por lá.
Nossa saída será em uma sexta a tarde por motivos profissionais e particularmente gosto desta idéia pois a noite anterior a partida é sempre sofrida com poucas horas de sono então 280 Km é um bom aquecimento.



Ente Ijui e Gualeguaychu sairemos para a Argentina através de São Borja , pois a fronteira é mais tranquila.

A partir de  Puerto Madryn encontraremos o famoso vento Patagônico, então diminuimos a quilometragem diária.

 De Ushuaia a Puerto Natales talvez iremos através do Estreito de Magalhães usando a travessia de balsa em Porvenir.


Bem durante a viagem eu detalharei os trechos e condicões de viagem.

Até,

Ramon