24/01/2011

Qualidades e Defeitos Suzuki Vstrom DL1000

Olá Amigos!!!!
Hoje vou discorrer sobre as funcionalidades e defeitos observados em quase 40 000 Km que acumulei em duas DL 1000 que possuí e possuo.
Tenham e mente que está opinião é sempre em vista as grandes viagens com muitos dias e quilometragens a cumprir.
Uma utilização mais branda (Serra Azul aos domingos) tem outro ponto de vista.

DL 1000 2003 em viagem a Máringa
 A primeira DL era uma 2003 com carenagem baixa e de cor amarela que me agradava muito.
E atualmente tenho uma DL 2008/09 (recebida em Set 2009) que comprei zero KM e agora tem apenas 14000 Km.



Minha DL 1000 atual
Devo fazer um breve relato do conceito (Big Trail/Maxtrail) para os iniciantes.
As Big Trails/Maxtrail tem como caracteristicas a autonomia, conforto ,  boa proteção aerodinamica, bons faróis, boa digiribilidade tanto em boas estradas quanto fora delas, boa velocidade cruzeiro e acima de tudo potência na medida.
Para resumir, as fábricas tentam reunir todas as melhores caracteristicas das motos em um único modelo.
Todas estas caracteristicas são mais ou menos atingidas pela Vstrom. (as desvantagens serão comentadas)
Vamos então discorrer sobre a Vstrom.

Temos como grande vantagem desta moto seu custo benefício.
Depois da reestilizacão em 2005 e apoiado pela distribuição da J Toledo está moto se tornou a Big Trail acima de 600 CC mais acessível na época.
Gosto muito do seu conforto, onde destaco seu banco largo e espaçoso o suficiente para levar garupa a longas viagens.(Meu caso)
Em relação a 2003 a grande mudança (para melhor) foi sua nova carenagem que realmente protege contra as intempéries.
Sua confiabilidade mecânica é muito boa, não conheço relatos de quebras inesperadas ou coisa do tipo.
Outra boa vantagem é a rede de concessionários espalhados pelo país e também no cone sul.
Para os amigos que tem intenção de seguir ao Atacama e Peru contamos com um bom sistema de injeção, o que facilita a vida em grandes altitudes.
Temos a sexta marcha overdrive bem longa, o que para quem gosta de pilotar é gostoso pois nos obriga a cambiar a todo instante em trechos sinuosos e para ultrapassagens.
Outra grande vantagem é a quantidade de acessórios disponiveis para o modelo, o que facilita a preparação para grandes viagens. (malas laterais, suportes diversos, malas de tanque, etc)
Sua potência disponivel (99 Cv) é uma delicia quando equipados com muita bagagem e garupa.

Os contras por mim observados;

Sua manutenção não é das mais baratas, portanto se pensa em comprar esta motocicleta de segunda mão pesquise bem o histórico da mesma.
Seus freios não tem ABS e sua funcionalidade não é das melhores. Nada que comprometa, mas fica devendo um pouco.
As suspenções não tem uma grande gama de regulagens o que as vezes fazem falta em fora de estrada.
Sua roda dianteira aro 19  limita muito sua utilização em estradas de rípio e areia.
Sua baixa altura em relação ao solo. Quando carregado temos que tomar muito cuidado com lombadas pois o carter bate fácil. (mais uma desvantagem no off road)
Falta proteção ao motor. O que vemos de plastico é apenas estético.
Baixa qualidade do material que foi confeccionado o guidom. Muito fragil. Caso se utilize da técnica de levantamento lateral de motos via guidom muito cuidado pois o mesmo se dobra.
Falta de cavalete central de série. Apenas Opcional.
Foi descontinuada em 2008.

E a principal desvantagem !!!!!!!!!!!! O consumo exagerado!!! Com bagagem e garupa a média é de 13 Km/L o que limita sua autonomia a cerca de 210 Km para entrar na reserva.

Somando e subtraindo tudo eu recomendo esta moto como um bom inicio para viagens longas, pois suas desvantagens são administráveis.
Quando comprar uma tenha em mente que se tomar gosto pela coisa (longas viagens) ira querer uma motocicleta mais "profissional". (KTM, GS, Super Ténéré 1200, etc)

 Para uma utilização branda ( Serra Azul nos domingos) ela atende a contento.

Espero ter ajudado.

Ramon

143 comentários:

  1. Ótimo post Ramon.
    Piloto desde 14 anos, RX125c,CG125,RDZ até que um dia comprei uma XL250 e nunca mais andei de custom.
    Já tive XL 350, Teneré, que por sinal é uma ótima moto, muito confiável, é mesmo um camelo, e não quenbra se bem cuidada.
    A 4 meses realizei meu sonho e comprei um DL 1000 e até agóra estou muito contente, ela realmente faz entre de 15 a 16km/l mas andar nela vale cada ml de gasolina.

    Um abraçõ a todos os companheiros.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Já tive DT180, XLX350, Sahara e antes da DL tive uma XT600 /94 linda, inteira, Agora possuo uma DL1000, a situação que acompanhei aqui varia entre moto X condutor X forma de pilotar, a minha reponde com louvor minhas expectativas, quando preciso de economia fico abaixo de 4000 giros. Consigo com isso 20/1 - km/L, "mas" raramente fico abaixo de 140 kmh, ainda assim consigo 16/1. Ela é perfeita.

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  2. É isto ai Cesar !!! Eu também acho o prazer de pilotar a Vstrom indescrítivel !!!
    Pretendo vender a minha e migrar para uma KTM mas com certez sentirei saudades !!
    Abraços e rode seguro

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    1. Rapaz...vendi minha shadow e quero comprar uma v-strom...gostei de seu comentário, porém gerou dúvidas sobre altura dela e gasto...muitos me falaram q a 650 é melhor por ser mais economica e mais leve, mas será q ela perde muito em potência? se puder me ajudar aguardo...meu e-mail é lidersom_eletronicos@hotmail.com

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    2. esta mota e a quarta que compro Suzuki vstrom 1000 nao tenho palavras

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  3. Ramon, concordo em parte com seus comentarios sobre a V-Strom. Sou motociclista e apaixonado por motocicletas ha mais de 35 anos, sempre acompanhando de perto todas os assuntos relacionados a motos. Tenho uma VS 1000 desde 2005 e nao vejo outra concorrente em relação a custoxbeneficio.Ja tive + de 50 motos, sempre tendo 2, e a VS foi a unica q fiquei todo esse tempo e estou procurando uma 08/09 c baixa km pois pretendo ficar mais um bom tempo com ela.
    Minha discordancia com vc é quanto ao consumo. Minha VS nunca deu km/l abaixo de 16. Ela esta com 33 mil km, e rodo na faixa de 130 a 160 km/h sempre, chegando a 200/210 em trechos. A media dela comigo em inumeras mediçoes sempre ficou na faixa de 17 a 18. Coloco gasolina de todo o tipo, pois naos temos muita condições de escolher nas estradas desse pais. Logico q piora ao sair das regioes metropolitanas, mas nunca ficou abaixo de 16.
    Outro fato q discordo é qto a manutenção. A minha nunca nem queimou uma lampada. Nao deu ate o momento nenhum problema. O custo das Suzuki nao fica a dever às outras marcas. Veja o preço de BMW, Yamaha, KTM, ou mesmo a Honda nas motos da categoria. Sao similiares ou mesmo muito mais caro. Ja tive muitas motos Suzuki e, mesmo caro, teve uma qualidade que me satisfez. Nao sei hoje se continua assim, mas mesmo as peças mais insignificantes e dificeis, a Suzuki me atendeu, mesmo demorando. Digo isso, pq sou detalhista, e tinha motos que eu me preocupava com aquela "tampa cromadada" de parafusos, um suporte de cabo de plastico, etc,peças dificeis de encontrar, mesmo em motos descontinuadas, e a Suzuki conseguia pra mim.
    Entao, resumindo, os defeitos q a VS tem q vc citou, e q concordo, sao as limitiações da suspensão para terra, a falta do Abs, e ate acrescento que a Suzuki poderia aproveitar melhor a carenagem e colocar mimos, como porta trecos, tomada 12V, para-brisa com regulagem manual, e cardã.
    É a mais leve do mercado na sua categoria e conforto.

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    1. Olá Ricardo !!
      Fico feliz em compartilhar opiniões com outros motociclistas como eu!!!
      Algumas observações :
      Quanto ao consumo exgerado não mudo uma virgula das observações postadas, somente sem garupa e bagagem conseguimos 16 KM/l. Se adicionarmos peso mesmo mantendo 120 Km/H cai para 14 Km/l e com a gasolina dos "hermanos"a coisa fica feia!
      Tenho anotado trecho a trecho todos os abastecimentos e médias das ultimas duas viagens que fiz na Argentina (Ushuaia e San Pedro Atacama) e em alguns trechos obtive 10,2 Km/l.
      Quanto a manutenção não fiz referência a quebras (a mesma é muito confiável) mas manutenção não programadas em uma compra de motocicleta usada.
      Se bem mantida, em termos de manutenção não teremos grandes sustos, mas se a motocicleta foi judiada e precisarmos trocar peças como rolamentos de caixa de direção, amortecedoror traseiro, campana de embreagem e a própria (sem o cara empina a moto começa a gerar muito barulho sem carga, ou seja no neutro) e a própria relação por exemplo, tudo fica caro. Ou seja foi um aviso para motociclistas menos experientes em motos de altas cilindradas.
      Eu repito minha opnião é uma excelente moto pelo custo beneficío , tanto que iria trocar a minha mas vou fazer mais uma grande viagem antes de vender a magrela.
      Abraços,

      Ramon

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  4. So mais um detalhe, é q viajo nas maiorias das vezes, com garupa e bagagem, pegando tambem estradas de terra. Ja utilizei muito o filtro de ar original, de papel, e atualmente troquei pelo K&N lavavel. Muito melhor.
    Sds

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    1. Rapaz será que é filtro que está dando esta economia ? A minha é DL 1000 ano 2008 com 20,000 km e faz por volta 10km/l em pilotagem mais agressivas e 13 km/l com muito esforço

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    2. Amigo a minha DL 1000 ano 2004 com 50.000 kms rodados não consigo fazer 13 kms/L de jeito nenhum. Já fiz de tudo. Não acredito se vc colocar um filtro K&N na a sua vá resolver. Pois já coloquei na minha e de nada adiantou.

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  5. BAL DOURADO.OLA AMIGOS COMPRE UMA VS A POUCO TEMPO,JA TIVE VARIAS MOTOS, POREM DE MENOR CILINDRADA,VIAJO MUITO E AS VEZES RODO MUITO NA TERRA,TO PROGAMANDO VIAGEM AGORA, E VAI TEM MUITA TERRA, GOSTARIA DE SABER DOS AMIGO QUEM TEM VS,COMO ELA SE SAI RODANDO EM TERRENOS ESTREMAMENTE RUIS, TIPO ESTRADAS DE TERRA DE MG BA MA PI, QUE SAO AS ESTADOS QUE VOU PERCORE.DESDE JA UM ABRAÇO A TODOS

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  6. Estou querendo comprar v-stron só estou na dúvida qual comprar a 1000 ou 650 alguem pode mim dar uma dica tive uma super tenere 750 vendir para comprar uma VS.fico muito grato.

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    1. Olá Anonimo !!
      Desculpe a demora em responder, mas esta semana estava atarefado.
      Sua pergunta pode ter varias respostas dependendo da utilização e proposta de uso.
      A DL 1000 tem o motor como principal chamariz , mas vem com os contras que eu comenteio no blog.
      A DL 650 é uma moto muito acertada e sua transiçao da Super para ela será muito tranquila , pois o peso e cavalaria são muito semelhantes.
      Conheço alguns colegas que já tiveram a DL 1000 e agora rodam com a DL 650 e estão muito satisfeitos.
      Hoje talvez eu comprasse uma 650 , pois com o mesmo preço vc encontrará motocicletas com menos quilometragens e uso.!!
      A DL 650 é muito mais tranquila no uso urbano e a DL 1000 a praia é uma estrada. (com muitas curvas de preferencia)
      Tente andar nas duas e ..........boa sorte!

      Abraços e rode seguro

      Ramon

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    2. Anônimo, eu tive uma 650 e tenho uma 1000. Portanto posso falar. Como disse o Ramon, a 650 está sempre à mão, pouco mais leve e tem excelente dirigibilidade. Mas a 1000, pouco mais pesada e 2cm mais alta (no banco), gasta mais (bem mais) e é desajeitada para a cidade, mas viajando, é incomparavelmente superior à 650. Boa sorte na compra. De toda forma, vc ficará satisfeito.

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    3. Este comentário foi removido pelo autor.

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    4. tenho uma suzuki vstrom 1000 de 2002 como nova meu numero 913975865

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  7. Ramon,

    Seu post é antigo mas ainda sim muito útil. Seus comentários me ajudaram a decidir a comprar uma V-STROM 1000 (2008/2009) ao invéz de uma mais nova 650.

    Estou faz 4 meses com ela e muito contente, primeira moto que compro que não fico com "aquela vontade de trocar logo" , kkkk

    Mas o seguinte, realmente as peças são caras. Levei numa revisão na autorizada e deram falta de algumas borrachas de proteção, além da troca de item básicos como freios, filtro de ar e filtro de óleo.

    Ficou muito caro, assim eu vou comprar tudo que preciso em Miami, por um site e mandar entregar aqui, vai sair 1/4 do preço.

    Só queria ver com você, pelo tempo que vc tem a v-strom, que peças são mais comuns em ter que trocar? Ou que seria bom ter no estoque.

    Pergunto isso, porque queria aproveitar o frete e já comprar peças que com certeza terei que trocar logo logo.

    Minha moto já está com 35.000 Km, e ainda não foi feito nenhuma revisão pesada.

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  8. Ola Fabio !
    Fico contente que tenha adquirido uma Vstrom ! Vais gostar muito da moto!
    Sobre seus comentários sobre peças de reposiçao para se ter no "estoque" recomendo apenas duas :
    A relacão completa e os Rolamentos da caixa de direçao.
    Lógico que filtros de óleo e ar também!!!
    Com a quilometragem que sua moto está atingindo e principalmente a idade (os fluidos como óleo de freio, arrefecimento e óleo da suspenção vencem com o tempo) talvez seja a hora de uma revisão profunda.
    A caixa de direçao da Vstrom é um pouco fragil e cheque se a sua não está marcada.
    Com 35 000 seria legal desmontar a balança traseira para revisão dos rolamentos, checar os rolamentos de roda e direção, trocar o óleo das bengala e fluidos diversos.
    Esta revisão não é muito barata, mas fara sua moto voltar a ter a "pegada'de uma zero quilometro!!!
    Outra dica , se sua relaçao não foi trocada deve estar no final de vida útil ! Dê uma checada( aguenta, se original, cerca de 35 000).
    Para evitar aquela "vibração misturada com ressonância" que sentimos na retomada com baixo giro, mantenha sua corrente sempre com a folga recomendada e lubrificada.

    Do mais a mesma não tem maiores problemas!!

    Continuo com a minha, e ainda gosto muito de rodar com a mesma.

    Espero ter ajudado!

    Abraços e rode sempre seguro!

    Ramon

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  9. Ramon ,

    Estou entrando agora no time de stroneiros , pegando uma 1000 2008/9 com km 32 mil rodados de único dono e a princípio com ótimo funcionamento. Pesquisando sobre a moto, achei suas dicas muito interessantes e gostaria de saber o que vc recomendaria de imediato ( mesmo com esse bom funcionamento ) que eu atentasse e desse mais atenção
    no cuidado e manutenção ?

    Abraço irmão .

    Enio

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  10. Olá Ramon ;

    Parabéns pelo tópico , esclareceu muita coisa sobre a VS 1000 . Agora gostaria de saber , qual o valor do seguro que calcula sobre ela ?´Seria muito alto devido a exclusão dela em 2009 ?

    Obrigado pela atenção Carlos

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    1. Boas a todos apaixonados pela VS. Fiz seguro da minha assim que peguei "este mês". Pela minha faixa de idade "50 anos" com guincho ilimitado ficou R$ 1.900,00.

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  11. Meu nome é Rodrigo,
    Acabei de adquirir uma VS 1000 2007, que troquei na minha HD. Fiz o endosso do seguro e ficou em aprox R$1.800,00. Sou de MG.

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  12. A minha V Strom esta baixando óleo.

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    1. Rafael, boa noite. Verifique com cuidado porque provavelmente existe algum vazamento, caso sua moto tenha menos que 200.000 km rodados. Tive uma V-Strom 1000 2006 e rodei aproximadamente 70000 km com ela, em todas as condições. Nunca sequer baixou 1 gota de óleo, e é o que a gente ouve dos proprietários e mecânicos. Já vi motos com 100.000 até 185.000 km. com motores que não apresentavam consumo de óleo.

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  13. Esta baixando 500ml a cada mil km. Se fizer uma viajem longa, 3000 Km precisarei levar 2 litros de óleo.

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    1. Verifique a regulagem de válvulas, isso pode ocasionar um consumo excessivo de óleo. Uma gasolina também pode afetar o consumo de óleo fazendo a moto"grilar" o óleo vai embora.

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    2. RAFAEL UM PROBLEMA COMUM,,,SÃO RETENTORES DE VALVULAS,,VÇ NAO PERCEBE POIS PASSA BEM POUCO OLEO...A DICA É MEÇA A TAXA DE COMPRESSAO DO MOTOR,,SE TIVER NORMAL,,ANÉIS E ASSENTAMENTO DE VALVULAS ESTA OK..SE ESTA OK,,NAO ESTA FUMANDO,,,AI VÇ MANDA FAZER O CABEÇOTE,,SEM DESENCAMIZAR..

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  14. Tinha uma Bandit 1250 e agora comprei uma V Strom 1000.Ainda não fiz uma viagem longa,mas estou adorando a máquina...

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  15. olá, comprei uma DL 1000 e como tive uma supertenere achei diferente o funcionamenro, principalmente um barulho que tem na embreagem, gostaria de saber se esse barulho é normal, só vejo em baixa velocidade. obr.

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    1. Ola Joacir !! Desculpe pela demora!
      Bom o barulho que vc relatou é normal em Vstrom 1000 principalmente se o antigo proprietário judiou um pouco da embreagem!
      Para este barulho sumir só trocando a campana da embreagem, mas se não se importar com o barulho pode continuar rodando !
      Abracos

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  16. RAMON MEU VELHO ESTOU EM DÚVIDAS EM COMPRAR UMA DL 1000 EMBORA SEJA MEU SONHO DESDE 2008! MINHA PERGUNTA É, MESMO ELA TENDO SAÍDO DE LINHA AS PEÇAS DE REPOSIÇÃO, TANTO BÁSICAS COMO OUTRAS MENOS PROCURADAS, SÃO FÁCEIS DE ENCONTRAR? OBRIGADO PELA ATENÇÃO SEU BLOG AJUDA MUITO! PARABÉNS PELA INICIATIVA! SIM MORO NO CEARÁ! ABRAÇO.

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  17. Bom dia !
    Quanto a peças de reposição não encontrara problemas.
    Especialmente com os itens básicos de manutenção!
    Quanto a carenagens e peças menos procuradas,se encomendar nas revendas não terás problemas. (Isto se desconsiderar os preços !RsRsRs)

    Abraços

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  18. Tenho uma DL 1000 2006/07 já rodei com ela 52650 Km, e ja tive alguns problemas coma minha que eu adoro, bem com agora queimou novamente o Retificador pela 2ª vez, na vez passada queimou também o estator e depois dos 35 mil Km minha VS começou a apresentar uma barulheira no motor , como se fosse soltar mais sempre que eu comentava com mecânicos os mesmos diziam que era normal da moto, hoje aproveitei para trocar a campana de embreagem que comprei do Fabio Sampaio ai de SP e vou buscá-la amanhã em vitoria da Conquista - Ba pois sou de Itabuna - Ba e aqui infelizmente não tem concessionaria confiável da Suzuki, espero que tenha resolvido o problema da barulheira do motor - abraços a todos Ary Brito - Itabuna Moto clube

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  19. Olá Ary !
    Fiquei curioso a respeito dos seus problemas elétricos?!!
    Por um acaso sua moto tem ou já teve alarmes ?! Ou faróis de milha? Pergunto pois o sistema elétrico destas motocicletas é extremamente confiável, mas desenvolvido apenas para a capacidade da motocicleta ou seja, se não cuidarmos em relação aos acessórios , é fácil ultrapassarmos a capacidade nominal e ai os problemas acontecem!!!
    Eu particularmente sou completamente contra alarmes em motocicletas, pois o que estas porcarias causam de danos no sistema elétrico vc não imagina. Eu só fiquei sabendo de pane elétrica na Vstrom por conta disto.
    Bem depois deixe seu comentário para os amigos saberem a respeito da troca da campana !

    Abraços!!

    PS Eu quando escrevi este post não imaginava o sucesso deste comentário !! O pessoal só entra no Blog para acessar este Post !! Mas tá valendo !!

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    1. boa noite, tenho uma 650 2009-2010que comprei com 4000km ,agora esta com 80000kmnunca tive problemas graves,tenho alarme desde a primeira semana,so para fazer barulho,sem corte de corrente,pois as vezes mexem na moto e isso não e bom com alarme ninguem chega muito perto,tive problemas com os farois derreteu um conector e deu certo trabalho para achar o defeito, e um conector embaixo do tanque a direita que derrete pois os faris são muito fortes e a corrente em luz alta fica muito perto do limite do conector que é de 10A se isso acontecer com alguem e tiver um bom mecanico e so trocar o conector por um de 20A que não causa mais problemas,e as vezes pode acontecer do conector que liga toda a parte da frente frouxar ai é so dar uma apertada e pronto,mas o principal e um bom mecanico, pois todos os problemas que tive foram por erro humano,inclusive na autorizada,tambem tive um problema com a ventuinha do radiador que parou de funcionar por causa de uma lavagem molharam o bulbo do radiador,por isso so eu lavo minha moto,so troquei corrente e pinhão coroa e original pinha com 50000km e corrente com 60000km, so uso chai lube e lavar so com querosene e agua,eu mesmo faço,tem coisas que so agente pode fazer ou ter alguem de confiança que não tenha preguiça,pneus uso anakee 2 que duram 25000km tranquilamente, moto perfeita,manutenção não e tão cara pra uma moto dessa categoria,a moto e bem popular o que ajuda pois tem muita v strom rodando e facilita pra conseguir peças de reposição, filtro de ar de oleo pastilhas de freio,e o pessoal da suzuki e muito eficiente para peças ,em santana do livramento rs são muito atenciosos e peças originais com preço excelente, melhor as vezes que peças paralelas da internet motos sem problemas so trocar oleo e filtro a cada 3000 e poucos kms,de vez em quando pastilhas de freio e pronto, consumo 22km litro a media de 130 km por hr e minha moto ja tem 80000km,claro fazer pelo menos uma boa revisão por ano trocando todos os fluidos revisando rolamentos e tudo mais trocas normais filtro de ar ,velas etc...tive problema com caixa de direção mas nada grave, retentor de bengala por que as vezes pegamos buracos que não tem como desviar,quem tem duvidas e so ver quantas v stron tem rodando, amoto e muito boa vale a pena. obrigado, um forte abraço. luis fernando santos. rosario do sul rs.

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  20. Olá, sou o Kadu de São Paulo e tenho o privilégio de ter um DL650 09/10 preto fosco.
    Já troquei a campana da embreagem, também no Fábio da FS Motos e agora vou trocar os rolamentos da caixa de direção e oleo das bengalas. Minha moto está com 72.000km.
    Uso para tudo e se pudesse, traria ela para dentro de casa e da minha sala na empresa...risos. Já conheci a DL 2014. Gostei bastante (menos do desenho dos faróis), mas me agrada saber que poderei contar com ABS.
    Fiz a loucura de comprar a moto em 60 parcelas...ufaaa...e ainda tem 13 para quitar. E na primeira oportunidade, DL650 com ABS.
    No começo, fiquei tão doido com a moto (doido mesmo e com um sorriso de orelha a orelha dia e noite), que recomendava a moto para todos. Três amigos foram na minha onda e compraram 650, mas hoje os três tem BMW F800 GS. A resposta, a DL650 é dócil e não combina com quem tem pegada agressiva. Esta característica dócil, faz você acelerar em uma curva e a moto não destraciona. Isto gera para mim muita segurança.
    Tirando o peso da DL1000, creio ser esta a maior diferença das duas motos. A 1000 tem um verdadeiro coice na aceleração e se você bobear, ela te derruba até na reta.
    Participo de um grupo de amigos (Poeira Moto Clube), que tem na sua maioria Big Trail de todas as marcas e modelos. Ao menos uma vez por mês conseguimos juntar algumas motos e não é raro trocarmos as motos por alguns quilometros.
    Minha mulher e garupa constante da nossa DL650, não cansa de tecer elogios ao assento da nossa. A posição das pernas e pés nas pedaleiras trazem um conforto não encontrado nas outras BIG. Quando se anda com garupa, é muito importante a opinião dela.
    Apenas como comentário, uso pneus Metzeler Tourance (mais barulhentos), pois os originais (mais silenciosos), não me davam segurança. Sei que os pneus Anakee também são muito bons (mais asfalto).
    Desculpem o comentário gigante, mas não resisti.
    Grande Abraço à todos e bons trechos
    Carlos Eduardo de Magalhães Nunes

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  21. Boa tarde, primeiramente quero lhe dar os parabéns pelo blog, dicas, viajens, e principalmente pela pessoa que você demonstra ser, não o conheço mas se um dia estiver perdido em Franco da Rocha SP ja fica o convite!RSSS viajem, essa do Atacama foi show!!E minha esposa e eu ficamos lendo os posts, e estamos preparando nossa moto V Strom 1000, para irmos ao Uruguay e suas dicas estão sendo muito uteis e por isso que pergunto a você. Em uma das fotos na Vstrom tem uma especie de tubo embaixo do escapamento, o que seria esse acessório? Achei interessante, acredito que deva ser bem util!
    Abraço
    Marcelo

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    1. Marcelo não sei se respondi seu post , mas o acessório que vc mencionou são tubos de PVC de 200 mm com tampas pintado de preto fosco e presos a moto com abraçadeiras metálicas .
      Baixo custo e tecnologia , mas bem útil !
      Abraços

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  22. Boa tarde, primeiramente quero lhe dar os parabéns pelo blog, dicas, viajens, e principalmente pela pessoa que você demonstra ser, não o conheço mas se um dia estiver perdido em Franco da Rocha SP ja fica o convite!RSSS viajem, essa do Atacama foi show!!E minha esposa e eu ficamos lendo os posts, e estamos preparando nossa moto V Strom 1000, para irmos ao Uruguay e suas dicas estão sendo muito uteis e por isso que pergunto a você. Em uma das fotos na Vstrom tem uma especie de tubo embaixo do escapamento, o que seria esse acessório? Achei interessante, acredito que deva ser bem util!
    Abraço
    Marcelo

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  23. Olá Ramon, já li seu blog inteiro! Muito bacana. Já faz um tempo que você escreveu tudo isso, então creio que possa discorrer de algumas situações com mais propriedade ainda.

    Gostaria do seu conselho. Estou pensando em comprar uma Suzuki Vstrom DL 1000 e gostaria de saber se você ainda a recomenda.

    Já analisei as vantagens da moto, mas estou preocupado com alguns problemas que visualizei em blogs por aí.

    O primeiro é referente a andar em baixa velocidade, vi algumas pessoas dizerem que tiveram problemas de injeção, que a moto fica morrendo em baixa velocidade, ou que dá solavancos de pular do banco.Eu estava lendo algo a respeito de uma gambiarra de uma mangueirinha chamada V-Mang (http://vstrom.forum-livre.com/t16-v-mang-discussoes e http://www.powerchip.com.br/index_arquivos/Page3416.htm) . Você usa ou já ouviu falar disso?

    Outra dúvida é que eu estou pra comprar uma V-Strom usada com cerca de 26.000km, que eu considero nova ainda. Como eu sou do mundo do eixo cardã (tenho uma Shadow 750) estou com dúvidas de quanto tempo essa relação ainda aguenta. Estou pensando em fazer uma viagem para o Atacama e acredito que vou andar cerca de uns 10.000km. Será que devo trocar a relação ANTES da viagem, ou ela aguenta até uns 36.000km?

    Com relação a bolha, resolveu você usar aquele extensor da Touratech? Eu ví que tem bolhas da GIVI altas que são do mesmo preço. O que você acha que vale mais a pena.

    Enfim, espero que você me responda logo, pois estou bem ansioso pra tomar algumas decisões. Muito legal o seu blog.

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  24. Olá Edison !!! Desculpe a demora em responder pois estava muito atarefado estes dias!!
    Vamos lá, se eu ainda recomendo a compra ? Sim com certeza !!
    Como vc mencionou uma moto com 26.000km esta com muito pouco uso. Independente da quilometragem faça uma revisão completa com troca de todos os fluidos , inclusive o óleo da suspensão dianteira, revise o desgaste de pastilhas e dai para frente não terás problemas!!!
    Da parte elétrica cuide para ver se tem alarmes e se tiver retire o mesmo jogue bem longe da moto e seja feliz.
    Sempre considere a DL 650 pelo peso e consumo, mas se sua paixão for a 1000 arrepia !!!!
    Quanto aos trancos mencionados se o sistema de injeção estiver perfeitamente limpo e regulado e sua corrente de transmissão bem ajustada não terás este problema. Lembre se que esta motocicleta tem um motor em V a 90 graus que por engenharia de construção não tem um funcionamento linear em baixas rotações. Os principiantes sempre reclamam desta característica.
    Outro ponto mencionado é a mangueira na injeção. Sou claro a respeito (posso estar errado !!) não é original , não coloco. Os engenheiros tem inúmeros dados a respeito e não o fizeram, tire suas conclusões.
    Eu prefiro o extensor da Touratech a bolha, pois posso usar em outra motocicleta e para minha estatura 1.79 funciona perfeitamente.
    Minha relação original foi substituída com 35000. Sempre a mantive bem regulada e lubrificada. Não posso dizer se a sua aguentará tanto pois não temos o histórico da mesma. Peça o auxilio de um mecânico de confiança.
    Espero ter ajudado!!!

    Boa sorte e reserve um sábado em Salta para conseguir passear no Trem de Las Nubens !! Cheque no google !! Há também se hospede no Hotel de Salta.

    Abraços e boa viagem,!!!

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  25. Ramon, li atentamente seus comentário e sugestões. Interessantes. Sou de Atibaia, tenho uma DL 1000 2007 e muito interesse em viagens longas. Como posso manter contato permante com vc?
    Abç,

    Cláudio

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    1. Olá Cláudio !
      Através do email ramondelbel@gmail.com
      Quem sabe podemos tomar um café um dia desses!
      Abraços

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  26. Geral - Se alguém está programando viagem tipo Peru/Argentina... e quizer cia, conte comigo.

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  27. Olá, não sei se esta questão já foi resolvida, mas a respeito do retificador, recomendo usar um de meia onda feito a mão pelo Chiaratto, sempre coloquei em minhas motos, independente de terem queimado ou não. Ele praticamente não aquecem e os componentes são de excelente qualidade. Conversando com ele à respeito da queima considerável deste item, me explicou que as motos projetadas na Europa, EUA, Ásia, enfim locais mais frios, consideram a operação da moto com temperaturas mais baixas, diferente do Brasil, onde as temperaturas são mais elevadas. Além da instalação de acessórios que também é bastante prejudicial. Não é propaganda, mas o que é bom tem que ser divulgado. www.retificadorregulador.com.br/. Espero ter cooperado em algo...ahhhhhh e também tenho uma DL1000-2008. Não tenho um "A" pra reclamar....abrasssssssssssss

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  28. Olá Ramom tenho uma DL 1000-2007 e acho que ela e tudo e mais um pouco o que você falou, mas eu gostaria de saber de você tendo em vista o tempo que você possui a vs, o que você acha, a minha vs só roda aos finais de semana, estou com ela já faz um ano e ela está com apenas 8.000 kms, a moto e zero bala, mas o meu problema e o seguinte quando ela estava com 5.000 kms eu notei que o motor grilava um pouco na baixa, dai ou eu tirava a mão ou acelerava,então logo foi fazer a revisão de 6.000kms e o técnico me disse que era normal tendo em vista o motor ser muito forte por tanto gera mais barulho más, eu não concordo com ele já possui varias motos e acho que a minha moto está batendo valvúla, você acha que isto e normal do motor obs:só uso óleo motul 5100 a cada 2500 kms.

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    1. Olá amigo !
      Sua moto é muito pouco rodada para apresentar este barulho.
      Sem estar presente e ouvir é difícil dar uma opinião, mas devo dizer que uma segunda opinião sobre este barulho seria interessante,
      Se vc for da região de Campinas em SP eu recomendaria uma ida a SNAKE Motors em Iracemápolis , pois é a melhor revenda Suzuki no interior e seus mecânicos são muito experientes.
      Minha moto já esta com 45000 km , fez ajuste de válvulas na revisão de 35000 e tem sim um "grilinho, na baixa mas bem sutil. Nada que incomode.
      Espero ter ajudado ,

      Rode seguro,

      Ramon

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  29. Também tenho uma DL 1000,fui pro Atacama ,Antofagasta ,até aquela mão (monumento ) no meio do deserto e vou te falar meu amigo ,a 150 km p\ hora, a média de 10 km \ litro .

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    1. Olá
      O mapeamento da injeção das nossas motos para as condições brasileiras com gasolina usando o etanol prejudica muito o consumo com a gasolina dos Hermanos que não roda com álcool.
      O consumo dispara !!!!
      É uma das desvantagens citadas neste blog.
      Não temos o fazer , já fizemos testes alongando a relação , mudamos o mapeamento da injeção e nada mudou.
      O jeito é administrar.

      Abraços

      Ramon

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  30. Boa noite Galera

    Estou comprando uma DL 1000, e quando fui cotar o seguro cai duro e ja estou pensando em desistir do negocio.
    Alguém me da uma noção de valor para o seguro dessa moto?

    Abs

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    1. Luis Henrique fiz seguro da minha este mês e pela idade "50 anos" com guincho ilimitado ficou R$ 1.900,00.
      DL 1000/2008.

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    2. Olá pessoal!
      Este ano eu tomei um susto na renovação.
      Paguei na Mapfre R$ 2300,00 em modelo 2008/2009 contra R$1900,00 ano passado. Tenho uns 5 pontos e bônus.
      Abraços

      Ramon

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  31. Tenho DL1000 08/09 desde 12/2012, esta com 15.500Km, realizei pequenas viagens, sempre gostei deste tipo do moto. Qto. ao seguro, na epoca da compra ficou em $1.900, 00 com carro reserva e quincho ilimitado, pela Porto Seguro, moro no interior de SP.

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  32. Bem sou novato por aqui, mas apaixonado por 2 rodas. E tive um DL 1.000 e não quero aqui menosprezar a gordinha, mas tive alguns probleminhas.
    Quando você gosta de algo não importa os defeitos que ela tenha, você passa a acostumar-se com eles e da pra controlar muito bem.
    A DL 1.000 que tive tinha 35.000 rodado e eu não gostava do barulho da campana, normal na categoria, isto me incomodava muito.
    Notei também, s.m.j., que o motor esquenta mais as pernas do que a sua irmã mais magra.
    Não sei se pelo ano da moto mais tinha dificuldade em andar com menos de 3.000 RPM na 1.000, ela acabava vibrando ou pulando e não notei isso na 650.
    Consumo e autonomia são perceptíveis entre as duas.
    Outro detalhe que me deixava intrigado era na mudança de marchas baixas ela fazia uma batida no câmbio ou até mesmo quando estava no semáforo e iria colocar a primeira marcha para sair.
    Para quem é iniciante na 1.000 tem que acostumar que ao sair não precisa acelerar a moto, se fizer ela acaba vibrando muito e pela, isto ocorre para quem sai de moto com menos cilindradas e pega de cara um 1.000 mas é questão de costume.
    Mas a verdade é uma só a prazer de estar sobre ela não tem preço.

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  33. Este comentário foi removido pelo autor.

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  34. Pessoal, pra resolver o problema de andar em baixas rotações com a Vstrom e melhorar a autonomia, está aí o link:

    http://gridmotors.blog.br/2010/04/29/problema-resolvido-na-equalizao-da-v-strom/

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  35. Olá amigos! Estou na terceira VS, a primeira foi a DL1000, nada a reclamar a não ser a tremedeira da embreagem facilmente resolvido com a retifica da campana, trocando os rebites por parafusos de aço. O consumo é proporcional a sua potencia e muito confiável em longas viagens. Vendi a 1000 porque como tenho 1,70 era muito pesada e por 3 vezes tive que deitar ela. Comprei uma DL650, muito gostosa de pilotar, economica, leve (essa eu domino), rodei 19000km com a primeira 11/11 e agora tenho uma 13/13 com 3000km. Gosto muito da motoca, sua autonomia é muito boa, até 140 ela faz 18/19 só com piloto.
    De todas as motos que já pilotei, a VS é sem duvida muito confortável para a sua categoria e confiável. De resto, é só abastecer e acelerar, os contras todas a motos tem, cada um avalia como se identifica em cada máquina. Abraços a todos e muitos Kms por ai.

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  36. Boa Tarde!
    estou comprando minha primeira VS 1000 e espero ser bem feliz com ela já que pelo que andei lendo aqui são só coisas boas kkkkkk e em relação a consumo creio que ela não gasta mais que um HD nem em termos de gasosa e nem em termos de manutenção kkkkkkkk queria também saber se a de ano 05/05 tem algum defeito caractersticos e ela esta com 28mil km obrigado e espero trombar com todos pelas estrada afora abraços

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    1. Ola Jorge !
      Desculpe a demora !
      Eu tenho certeza que será muito feliz com a sua motocicleta!
      Pelo que eu entendi vc é proprietário de uma VS 2005 ! Bela moto , um pouco diferente das ultimas produzidas, sendo muito marcante a curva de potência deste modelo! Um chute no traseiro ao se acelerar ! O consumo é cerca de uns 10% melhor que os modelos mais atuais , pois sua injeção é mais simples com uma pequena desvantagem para a utilização em baixa rotação. Eu adorava a minha !
      Quanto a manutenção , tem as mesmas características apresentadas aqui neste blog dos modelos mais novos! Muito confiável ! A sua esta com baixa quilometragem, então é só curtir !
      Abraços e rode seguro!

      Ramon

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  37. Olá Ramon
    Tenho uma VStrom650 2011, está com 45.000 km. Gosto muito da moto. Já fui até o Atacama com ela e pretendo ir a Patagônia em breve. A uns dias percebi que a frente dela está solta. Explico: ao passar em ruas onduladas, a carenagem e farol dianteiro estão vibrando além do normal. Levantando com a mão sinto que algum parafuso de sustentação que prende a frente à estrutura metálica está solto.
    Você sabe algo sobre isso?

    Lendo os comentário também vejo que o rolamento da direção está com uma "marca". Devo trocar urgente?

    Nesses 45.000 km troquei apenas relação (a cada 20.000 km), óleo, pneus, freio, velas e filtro de ar lavável. Ela faz 17,5 km/L na cidade. Até 120 km/h ela faz 19,5 km/L.

    Tive que reinstalar os faróis de milha Givi direto na bateria, pois quando na caixa de fusíveis (Fan) desregulou toda eletrônica da moto.

    Parabéns pelo blog!

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    1. Olá Ricardo !
      Pela quilometragem de sua motocicleta, talvez eu começaria pela troca dos fluidos da suspenção dianteira, seguido pela troca do rolamento de direção e balanceamento da roda dianteira. Isto fará que a mesma volte apresentar o comportamento dinâmico original da motocicleta.
      Após isto checaria a regulagem de carga de mola da suspenção dianteira, amolecendo para o uso urbano (lembrando de endurecer para as viagens com muito peso) e por fim uma desmontagem e remontagem da carenagem dianteira a fim de checar todos os parafusos e suportes de fixação!
      Isto dará um pouco de trabalho , mas compensará muito.
      Também de uma olhada nos posts anteriores, pois dou muitas dicas de manutenção !

      Obrigado por prestigiar este blog e boas sorte!

      Abraços

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  38. alguém ai sabe me informar que maldito F1 é este e como solucionar o mesmo?

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    1. Jorge eu não entendi a pergunta !
      Pode me esclarecer ??
      Abraços

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  39. Ola Amigos estou afim de pegar uma DL-1000, sei q nao existe motos q nao tem algum problemas mas a da dl quis sao os mais comentados?

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    1. Olá Samuel !
      De uma boa olhada nas respostas dos posts anteriores , que descrevo varias dicas de manutenção ao amigos!
      Tomara que consiga comprar uma DL ! Cuidado com o estado da compra!
      Cheque a relação , rolamento da caixa de direção, espessura dos discos de freio, atente pela cor dos fluidos de freio e embreagem ( se muito escuro mostra uma moto com manutenção pobre) , leve a um mecânico de confiança, retire as velas e de uma olhada na carbonização e estado das mesmas(outras vez se vê neste item o cuidado de manutenção e também o estado dos anéis de vedação das válvulas).
      Enfim um mecânico profissional pode te ajudar.
      Estes detalhes fazem a diferença e trazem economia na compra .
      Se preciso pague um pouco a mais que a média do mercado em uma motocicleta com o histórico de manutenção em dia !

      Como mencionei as peças de reposição não são baratas, como todas as importadas neste pais injusto.

      Abraços

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  40. pessoal boa noite, acabei de comprar minha vstrom 1000 2008 com 37.000km, troquei na minha bmw gs650. estou gostando muito da moto, mas ela esta com um pequeno vazamento de oleo do lado esquerdo, nao sei se é na tampa do motor ou retentor do cambio, e tambem sinto uma enorme vibração e roncado na entre 3.000 e 4.500 rmp na hora das trocas de marcha principalmente da seguda pra terceira. o que seria esse barulho? é a tal campana da embreagem?

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  41. Ramon, em primeiro lugar quero dizer que gostei do seu Blog, pois traz informações bem úteis de manutenção. Comprei uma DL 1000 08/09 com 27.000 km, e realmente a caixa de direção estava com um calo, que em trânsito urbano, em corredor andando a baixa velocidade, deixava a moto indirigível, coisa de louco, e gostaria de deixar aqui minha contribuição também, comprei os rolamentos da caixa numa loja de rolamento, e o código da peça é 32006 para confirmar as medidas do rolamento é 30*55*17, paguei R$ 28,00 em cada um, gastei mais R$ 130,00 de mão de obra e duas horas de serviço foram suficientes para a realização do serviço. Obs. Esta mesma peça na Suzuki aqui em São Paulo ficava em R$ 190,00 cada.
    Abç.

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  42. Tenho uma VS DL 1000 ano 2007 com 38.000 km certo dia mandei lavar em um lava jato e quando fui busca-la, ela pegou falhando, ficou falhando e morrendo sem parar, tive que mandar a uma oficina, segundo o mecanico ele disse que desmontou ela e secou as peças, até ai tudo bem , pensei o lava jato é muito forte e deve ter molhado alguma peça que não podia, ai na segunda lavada, resolvi lavar em casa, eu mesmo, lavei com agua da torneira normal sem dar pressão e quando acabei de lavar , voltou a problema, então forcei ela um pouco andando na pista, mais ela cortava muito então guardei a moto e no outro dia liguei ela e ela estava funcionando normal igual a um relógio. Alguem sabe me dizer qual o problema da minha moto, pois preciso lavá-la, mas estou com medo de voltar o problema. Outra coisa também aconteceu neste fim de semana, fui dar uma esticadinha em minha moto e quando tiro da garagem, ligo e sinto que a embreagem estava muito baixa, engato a moto, ela já estava saindo com a embreada de tão baixa que estava, mas depois de algumas engatadas a embreagem voltou ao normal, alguém me ajudar, dando alguma dicas do que está acontecendo com minha moto? abç e obrigado.

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    1. Olá Carlos !
      Vamos começar pelo mais fácil.
      A embreagem, leve a um mecânico e peca a limpeza e troca do fluido do acionador do conjunto. Deve resolver. Se não funcionar, em casos mais sérios , a troca do reparo será necessária.
      A parte elétrica é mais difícil. Eu começaria junto com um mecânico , um passo a passo , tentando identificar o componente me falha. Como vc disse que mesmo sem pressão o problema volta em ambientes com agua, começaria a investigação pelos componentes que ficam expostos a agua, ou seja , a parte do chicote que esta embaixo dos faróis . Outra dica seria checar o contato.
      Não ande nunca com a moto falhando, pois poderá queimar seu CDI.

      Espero ter ajudado!

      Abraços,

      Ramon

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  43. Olá Ramon!
    Obrigado pela dica , vou fazer isto que você me aconselhou e tentar resolver este problema, pois esta moto é shou.
    Abraços.
    carlos.

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  44. ò duvida cruel DL 650 ou 1000 andei numa 1000 achei pesada mais tenho medo da 650 ser muito fraca...
    Sou bem pesado 130kg e mais a garupa e bagagem tenho receio da 650 não da conta.
    Hoje tenho uma XT660r que me decepciona de final o resto é só alegria...

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  45. Compre uma 1000 ! Se dúvidas !
    Eu já troquei minha Vstrom por uma GS 800 ADV e estou sentindo uma enorme diferença !!
    Abraços

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  46. Meu caro, li seu BLOG inteiro, rsrsrsrs, muito bom !!!! Primeiramente desejo um forte abraço. E, aproveito este espaço para perguntar, além da original, qual a melhor pastilha de freio a ser utilizada na Vstrom 1000, pois acabei de adquirir uma máquina desta e estou adorando e gostaria de mantê-la sempre no estado em que se encontra, ou seja, sem detalhes. Fico no aguardo. Meu nome é Cristiano e resido em SP. Obrigado

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    1. Vamos lá ,
      Caro Cristiano, me desculpe pela demora , muito trabalho.

      Uma boa pedida como alternativa às pastilhas originais de as da marca EBC .

      A empresa é Inglesa e tem larga experiência neste ramo.

      Espero ter ajudado ,

      Abraços

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  47. Boa noite Ramom e Amigos, sou novo no blog e quero parabenizá-lo pelas informações e ajudas que vem dando aos admiradores e proprietários da DL1000.

    Adquiri a minha DL 1000, ano 2008 a menos de um mês. Comprei ela de um senhor, o qual era o único dono e por motivos médicos deixou de andar de motocicleta. Por incrível que pareça a moto está com 5.500 kilômetros rodados, fui abençoado!! rs.

    A moto ficou parada por cerca de 2 anos.

    A primeira coisa que fiz foi levá-la na concessionária para fazer uma revisão geral. Trocaram óleo, filtro de óleo e fizeram a lubrificação geral.

    Já rodei cerca de 800 kilometros com ela e agora estou notando um leve tec-tec no cilindro dianteiro. Um amigo meu que tem noção de mecânica disse que poderia ser uma leve folga nas válvulas ou que fosse em virtude dela ter ficado parada durante muito tempo.

    Tal barulho só aparece quando a moto esquenta.

    Diante disso, pergunto aos amigos: o que poderia ser? seria folga nas válvulas ou algum outro problema?

    O que mais recomendariam que eu fizesse na motocicleta, já que ficou tanto tempo parada,

    Também gostaria de saber se é comum a moto apresentar alguns solavancos em baixa rotação, tipo na passada de primeira para segunda marcha...

    Abraços e desde já o meu muito obrigado.

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    1. Caro Marcos , primeiramente parabéns pela compra.

      Pelo o que vc me descreveu , parece ser realmente barulho de válvula, mas pela pouca quilometragem fica difícil responder.

      Se vc morar em SP eu recomendo ir a SNAKE Motos, concessionária Suzuki em Cordeirópolis , a melhor oficina Suzuki que conheço , ou algum mecânico com larga experiência em motos de altas cilindradas.

      Quanto aos solavancos , é uma caraterística de motores me V não trabalharem suavemente em baixas rotações!
      Com o tempo vc acostuma !

      Abraços

      Ramon

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    2. Grande Ramon, muito obrigado pelos esclarecimentos... sou da capital de SP, você recomendaria alguma mecânica aqui da cidade?

      Att.

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    3. Marcos eu tenho um grande amigo e muito bom mecânico em SP .É o Lalo :
      Segue no Link : http://www.lalomotos.com.br/index.html

      Abracos

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  48. OLÁ, PARABÉNS!

    RELATO SIMPLES E OBJETIVO.

    ADQUIRI UMA VSTROM DL1000/2004 E ESTOU ATRAS DE UM MANUAL. ALGUÉM SABE QUEM TEM PARA FORNECER, MESMO QUE UMA CÓPIA PAGA?
    GRATO
    OTREBUMH@UOL.COM.BR

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    1. Beto eu já vendi minha Vstrom a uns 2 meses, do contrato poderia te ajudar.

      Veja se vc conhece algum amigo dono de Vtrom e peça emprestado para fazer uma cópia do original!

      Eu mesmo tinha uma cópia para levar juntos nas viagens , quanto o original ficava em casa!

      Por um acaso vc já cotou o preço em uma concessionária Suzuki?

      Boa sorte !

      Ramon

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  49. Há quase um ano comprei uma DL 1000 V Strom ano 2004 com 22.000km, já tendo uma BMW R 1150 GS, mais para eu e meu filho viajarmos juntos. Então vi nos comentários da internet o alto consumo
    embora alguns discordantes. Neste período até 27 de dezembro passado quase não andamos com ela mas em algumas tocadas a Floripa, Curitiba, meu filho dizia que fazia 18km/litro e eu sempre duvidava. Em 27.12.15 saímos para uma viagem até Lima, saindo do Brasil pelo Acre e retornando pela Bolívia, Brasil por Corumbá. Até Cuzco tivemos a companhia de um Amigo com uma Tornado então andamos entre 100 e 110km/h, a cada tocada de 200km meu filho dizia:
    Fez 19, fez 20 !!! e num trecho desses com gasolina de primeira fez mais de 23 km/l !!! Bom, depois de Cuzco, estávamos com minha R 1150 GS, uma R 1200 GS, Triumph 800 (nova) e a DL 1000 VStrom, passamos algumas vezes a mais de 4000m de altitude e mesmo com a pobre gasolina peruana e boliviana, andando entre 110 e 130 nunca fez menos de 18 km/l. Rodamos mais de 11.000km sem nenhum problema
    com a DL 1000, nada!!! Oportunamente vou ver se ela não está com a relação alterada, mais longa, porque a moto revelou-se uma agradável surpresa.
    Wilson
    wilson.math@hotmail.com
    Joinville - sc

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    1. Tenho uma DL-1000 2004 desde zero e é isso mesmo. É econômica: sozinho faz entre 18 e 19Km/l.
      É lógico que se bater a pressa, o consumo acompanha. O mínimo que fiz com a minha foi 15Km/l (sozinho e sem malas laterais, só o top case).
      Tenho também uma Varadero 2009, e a VS é mais econômica e esperta. A Varadero é muuuito confortável, mas a DL-1000 coloca um sorriso no rosto da gente como poucas motos.
      Neste período, troquei a embreagem (1 vez), a relação 2 vezes (está na 3ª) e os discos.
      Os discos dianteiros começaram a criar jogo. Não estavam finos, mas faziam barulho ao frear. Ficou mais barato trocar todos, comprando pelo ebay, do que só os dianteiros aqui no Brasil. Coloquei modelos margarida, aproveitei coloquei piscas mais modernos e ela ficou bonitinha.
      Mais uma coisa: fiz embuchamento da suspensão traseira, aos 102 mil. Não tem pino de lubrificação (a Varadero também não tem). Então, a cada 20 ou 30 mil (dependendo do uso) é bom desmontar e lubrificar tudo.
      Na cidade o motor soa áspero, a campana bate e ela é estúpida. Mas acostuma-se rapidinho.
      Não sei a nova V-Strom, mas a "velha" é deliciosa...

      Wilson Araújo

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  50. Este comentário foi removido pelo autor.

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  51. Boa noite, estou vendendo a minha terceira V-Strom DL 1000 - ano 2007 - cor vinho e preta. Peguei em junho do ano passado do unico dono que comprou zero aqui na minha cidade, com 16.500 km e agora está com 18.800 km. Caso alguem tenha interesse numa moto muito nova e conservada, favor ver o anuncio na OLX ou Moto.com, na cidade de Maringa, estado do Paraná. Abraço.

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  52. Estou com uma Vstrom DL 1000 ano 2015. Moto muito show ... leve ... ciclística espetacular ... e muito econômica. Andando a 120 ... 130 ela faz média 19km/L .... muito incrível a economia dessa moto. Estou escrevendo porque me falavam e não acreditava. A Suzuki reduziu peso dessa moto ... ficou um doce comparada a DL 2009 (boa também mas um pouco mais pesada que o modelo 2014). Vem com controle de tração (já testei nota 10) ... ABS ... e um conforto que só as V Stroms possuem. Aprovadíssima !!!

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  53. Estou com uma Vstrom DL 1000 ano 2015. Moto muito show ... leve ... ciclística espetacular ... e muito econômica. Andando a 120 ... 130 ela faz média 19km/L .... muito incrível a economia dessa moto. Estou escrevendo porque me falavam e não acreditava. A Suzuki reduziu peso dessa moto ... ficou um doce comparada a DL 2009 (boa também mas um pouco mais pesada que o modelo 2014). Vem com controle de tração (já testei nota 10) ... ABS ... e um conforto que só as V Stroms possuem. Aprovadíssima !!!

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  54. Bom Dia Ramon. Também sou um apaixonado por motos. Em um dos seus comentários vc disse que tinha trocado a V-Strom por uma F800GS da BMW. Qual a comparação que vc faria entre as duas entre vantagens e desvantagens de uma para a outra? Abraços

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  55. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  56. Bom dia galera logo, logo serei mais um proprietário uma maquina v- strom 1000 2009 e ai vou colocar minhas alegrias com ela

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  57. boa tarde Ramon, e galera, gostei muito de seu blog sobre tudo da V strom fui eu que coloquei o penúltimo comentário, estava namorando a v stron já á uns 6 meses até que 22.05.2015 comprei minha V strom 2008 modelo 2009 retirada em ag/09 com 13.000 km originais ,O proprietário um baita cara , super idôneo e muito amigo , além de ter comprado a moto dos meus sonhos, ganhei um amigo, estou apaixonado a moto é impecável preta com cinza, como faço para me cadastrar ai com você e poder mandar muitas fotos e contar minha experiência com a minha V strom aguardo um contato seu meu email josegiacobbo@ibest.com , aguardo

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    1. Wilyl - Litoral Norte/SP2 de junho de 2015 às 21:59

      Ramon, boa noite.
      Hoje visitando e almoçando com alguns amigos em SP, conheci a 650, simplesmente linda. Então chegando aqui em casa resolvi pesquisar a respeito, quem sabe não compraria uma para viagens com eles, quando achei seu blog. Minha pergunta, que foi a mesma que fiz ao meu amigo, você tem ou fez uma rápida comparação entre outras marcas e modelos nessa mesma categoria ? Consumo x velocidade x manutenção x praticidade x custo x etc ... como colocaria a 650 nova?
      Abraços e obrigado

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  58. Willy - Litoral Norte/SP2 de junho de 2015 às 22:04

    Desculpe, o nome saiu errado ..... é Willy

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  59. Segue um link que aponta como melhorar o desempenho e consumo da bichona http://www.powerchip.com.br/index_arquivos/Page3416.htm

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  60. Ola amigo,

    Sai de uma harley 883 e comprei uma vstrom100 2005 com 50.000km rodados.
    Gostaria de dicas de o que preciso fazer de manutenção!

    Outra coisa, quanto mil km uma Vstrom chega ao maximo sabe me dizer? Vi que vc comentou que tinha vstrom com 185.000km é isso mesmo? rsrsrs

    Tem algum manual para baixar da vstrom1000 ou me enviar?

    Muito Obrigado.
    Saúde e Paz!

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  61. Bom dia! Também me considero hoje um feliz proprietário de V Strom1000. Saí de uma tdm 850 que eu gostava muito e adquiri uma V strom ano 2006, cor preta, com 75.000km. Moto muito bem cuidada pelo ex-proprietário, que realizou tres viagens pelo cone-sul com a moto e só me passou informações de que teve bons momentos com a máquina.
    Já fiz algumas viagens pelo Brasil, e como sempre levo comigo a Garupatroa, as malas vão sempre cheias e nunca fiz média inferior a 17km/l, andando em torno de 110 a 140km/h.(velocidade para curtir a viagem)
    É uma moto fantástica. Confiável, confortável e econômica.
    Ela veio com bolha alta da PUIG, o que ajuda muito na chuva e lubrificador automátiico de corrente, o que é muito útil e prático, pois não preciso ficar parando para lubrificar a transmissão, faço isso com a moto rodando.
    Enfim, nada a reclamar.
    Abraços a todos os "V Stromzeiros"

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  62. Olá. Espero ajudar um pouco com o relato a seguir. Tive uma Strom 650 (2011) por três anos, que vendi com 35.000 km, com manutenção de apenas peças simples (pastilhas, kit relação, pneus, etc.), confirmando a sua excelente robustez, principal qualidade que me fez comprá-la. O consumo na cidade, com pilotagem suave, era de 18 km/l. Em rodovia, a 120 km/h, em torno de 19,5 km/l. A proteção aerodinâmica e o conforto são excelentes, o que possibilita viagens de 800-1000 km por dia, principalmente se substituída a bolha original por uma de maior porte. Os faróis são também excelentes, como de um carro, transmitindo muita segurança em viagens noturnas. O assento engana, pois embora um sofá, como dizem, tem espuma um pouco dura e judia você em viagens longas por dias seguidos. Penso que ela é uma moto adequada para viagens com velocidade de cruzeiro até 140 km/h, principalmente quando com carga e garupa. Nessa velocidade percebe-se o início de uma pequena vibração nas mãos. Para velocidades de cruzeiro maiores a Strom 1000 é mais adequada. A Strom não gosta de estrada de terra, principalmente com costelas, buracos e pedras, e quando nessas condições tem-se que andar a 20-30 km/h devido às restrições das suspensões. Diminuir a pressão dos pneus ajuda muito nessas condições, como algo em torno de 23 libras no dianteiro e 25 no traseiro, possível ainda de andar no asfalto (com cuidado em curvas) até o próximo posto. O freio dianteiro é bom, mas é preciso tomar cuidado com o traseiro, principalmente na terra. Duas longas viagens pela América do Sul, sem medo dela quebrar. Portanto, muita satisfação com a Strom 650, com o único senão dela ser limitada na terra.
    No ano passado ia trocá-la por outra, agora com ABS, mas preferi experimentar a nova Strom 1000. Dessa posso dizer que é ainda melhor, principalmente agora que a diferença de preço está em 11.000 reais; e vale cada centavo. O freio e a suspensão dianteira considero pontos altos, muito melhores. A maior potência do motor é clara, embora o motor da 650 era suficiente para mim. Ela é 14 kg mais pesada que a 650, mas a ciclística é bem melhor e nem se percebe. É melhor em curvas, e consegue-se maior velocidade e inclinação. O consumo é também 18 km/l na cidade. Em uma viagem de 8.000 km no país, sendo metade com garupa, marcou 18,5 km/l, em velocidade de cruzeiro em torno de 120 km/h, mas com muitos trechos a 70-80 devido aos caminhões. O farol é apenas bom, pois é inferior ao da 650. A bolha é suficiente, mas se um pouco maior proporcionaria mais conforto em longas distâncias. O banco é mais confortável porque a espuma é um pouco macia. Controle de tração e ABS não testei. A moto está agora com 16.000 km, e estou satisfeito com ela. Poderia estar mais, caso ela andasse melhor na terra (a Suzuki poderia fazer uma versão com suspensões de cursos mais longos). Enfim, ambas as motos são muito robustas e confiáveis, quesitos altamente necessários para viagens longas. Recomendo-as. Abraços.

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  63. Olá...considero este blog um achado muito importante para quem quer curtir grandes aventuras nessas máquinas maravilhosas que são as V Strom. Recentemente adquiri uma que pertenceu a um grande amigo, uma DL 1000 de 2006 com 1500 km rodados, raridade. Até aqui apena troquei óleo e filtro e gostaria de algumas dicas úteis sobre o que fazer considerando que essa moto passou a maior parte do tempo na garagem. Junto com alguns amigos estou planejando uma viagem para a Patagonia e Terra do Fogo e todas as dicas a respeito são bem vindas também. Abraços!

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  64. Fernando Charnaux VStromleta16 de abril de 2016 às 21:50

    Amigos, estou trocando minha VS 650 por uma 1000 zero Km. Confesso que fiquei balançado pela Tiger 800 e ainda estou inseguro se continuo na Suzuki ou mudo para Tiger. Alguém poderia me dar um conselho? Esou fazendo a coisa certa? Adoro Suzuki e já tive 5 motos da marca, todas maravilhosas. Há algum inconveniente do modelo VStrom 1000 2016? Obrigado e abraço a todos.

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  65. Boa tarde amigos
    Comprei um Vstrom 1000 2015/16.
    Segundo o manual
    A calibragem dos pneus informa 36 e 42 libras.
    Sempre achei esta calibragem alta, já amassei a roda e levei a concessionária para o reparo, me disseram que calibragem do manual está correta.
    Estes dias o próprio dono na concessionária com uma vstrom igual a minha aconteceu a mesma coisa.
    Detalhe de fato bateu em buraco mais não era pra acontecer tamanho estrago
    Alguém tem uma recomendação de calibragem?

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  66. Olá tudo bem, estou pensando em adquirir uma vstrom 2005 com 35000km seria para uso misto, trabalho e claro algumas viagens, andaria dentro da cidade com semáforos e tudo mais, o que vc aconselha, compro a Dl 1000?

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  67. Saudações V-Strom(zeiros), Sou o Sidnei, Brasília, adquiri uma Bela V-Strom DL 1000 08/09, 38k/km, em novembro passado, e vou relatar a via crucis que passei, mas com um final muuuuuiiiito feliz.
    Comprei a moto com um bom desconto entre fipe e oferta, além disso ela veio com muitos acessórios, riser, alarme, bauleto superior, duas bolhas, suporte de bolha regulável, lentes de pisca cristal, rodas pintadas de prata, escapes evelopados em alumínio escovado preto, protetor de motor, suporte para gps/celular, e apenas uma porcaria que arranquei, o tal do rattopower (enganador de injeção) enfim, moto maravilhosa, além disso instalei, cavalete central, suporte para bauletos laterais + bauletos givi keyless e é isso... só que o consumo dela desagradava e muito, percebi que havia relação com o tal do rattopower, então arranquei o bicho, mas o consumo não melhorou e para piorar numa viajem de 700km a moto começou a falar nos primeiro 100km, foi uma tortura andar 1300km com a moto falhando, demorou muito pra descobrir uma coisa tão ridiculamente simples, mas nem concessionária, nem renomados mecânicos descobriam o que era, então eu mesmo comecei a estudar a moto, com o auxilio de um amigo de SP e um manual de serviço (inglês) que achamos na internet (lá de fora), enfim, desmontei a moto toda, limpei, medi e ajustei tudo que é sensor, mandei fazer um remapeamento na remaprace (Bruno - R$800,00 à vista), nada da moto melhorar, aí acheguei na bomba de combustível, e adivinha, depois de uma medição de pressão (2,7 bar onde deveria ter pelo menos 3 bar) resolvi tirar a bomba, o que dá muito trabalho, são duas etapas, levantar o tanque e tirar o conjunto bomba, e depois tirar a própria bomba do conjunto. Resumindo foram duas surpresas, a sujeira que havia numa peneira presente na entrada da bomba era tanta que não adiantou mais limpar pois "sufocou" a própria, mesmo assim tentei a limpeza e resolveu o problema dela morrer em pedágios, postos policiais, postos, lombadas, etc depois de alguns kms rodados, mas como a sujeira tirou a força dela, fez aumentar o consumo, que chegou a 11km/l a 100km/h na bandeirantes, não teve jeito, o que fiz pra resolver foi auxiliado pelo fato de ter assistido a série Macgyver, pois como a bom original custava uns 2 paus, vi que uma galera fez uma adaptação com bomba universal que custa 70 merrecas, e só precisava de uma adaptação, e não é que deu certo, pois bem troquei a bomba e a moto simplesmente se transformou em um nova moto, agora no teste de consumo estou usando a Shell V-power+nitro (após o terceiro tanque) e ela está fazendo, na cidade 18,3 km/L com a mão relativamente leve, estou ansioso pra fazer o teste de estrada.
    Outra coisa que me incomodava nela era a falta de estabilidade, parece piada, mas ela não tinha estabilidade, e com alguns estudos cheguei ao tal do parafuso de ajuste da força de amortecimento, pg. 21 do manual, e pra variar o da minha moto estava muito aberto, ou seja pulando igual perereca, fiz um ajuste mais apertado que o recomendado e gostei mais, a moto ficou mais firme.
    Resumindo, a moto está muito, muito boa, valendo cada centavo. recomendo essa moto para quem gosta, e tenha paciência com ela, ela responderá a altura.
    Fiquem a vontade para pedir fotos, manual, recomendações, etc, no que eu puder ajudar, ajudo.
    Abraço a todos.

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    1. Obrigado Sidnei pelas dicas. A indicação deste problema mostra que infelizmente a manutenção da sua motocicleta foi negligenciada pelos proprietários anteriores. Uma simples limpeza regular nos filtros teria evitado o dano na bomba de combustível.
      Obrigado pela dica e rode seguro.

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  68. Bom dia vstroneiros. Estou para trocar minha XRE em uma DL 1000 2006 com 47.000 km rodados... o que vcs tem a dizer sobre isso ? está muito rodada ? vou ter q gastar muito com revisões e/ou manutenção ? essa moto dá muito gasto (tirando o combustível, q sei q bebe igual carro) ?
    Obrigado.

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    1. Bom dia anonimo, desculpe a demora , fiquei off line por motivos profissionais.
      Com relação aos cuidados de manutenção este mesmo post nas respostas vc encontrara varias dicas que indiquei aos colegas.
      Vou fazer um post especifico sobre a Vstrom.
      Saudações.

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  69. Bom dia.

    Ontem eu fui apertando todos os parafusos da DL 1000, pois ela vibra bastante e de vez em quando eu reaperto. Os principais eram da carenagem (aí beleza, né), mas inclusive apertei os do motor, aí hoje quando liguei a moto, ela estava com a aceleração muito forte, o giro das rotações do motor ficaram entre 4~5 mil giros em ponto morto (neutro).... sendo q o normal dela (em neutro) fica em 1,3 mil giros (igual menciona no manual dela)... aí até quando eu ia engatar a primeira marcha, ela não entrava direito, devido aos giros do motor estarem muito altos... até parecia que o motor ia explodir.

    Agora não sei o que pode ter sido: se foi o conjunto de parafusos q apertei (inclusive aqueles parafusos em volta do cabeçote dela), ou se foi algum único parafuso específico q regula a aceleração e rotação do motor dela.... talvez até do cabo do acelerador, ou da própria manopla do acelerador, ou os apertos no motor...

    O motor dela estava funcionando redondinho, sem problema nenhum, igual diz no manual na faixa de rotações q ele trabalha...

    Então, vocês sabem me dizer qual pode ser o problema ? se foi um conjunto de parafusos ou foi algum parafuso específico que regula a aceleração dela ?

    Obrigado.

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  70. Olá amigo..acabei de adquirir uma Dl 1000 v stron 2008 e por sua vez uma moto muito boa.. grande .. só estou com uma dúvida em relação a andar com ela na cidade.. quando acelera para sair o motor traz um tipo de vibração.. e faz um barulho e gostaria de saber se é normal deste tipo de moto Big Trail. Pois tive várias motos mas não desta categoria.. que por sua vez estou gostando da máquina..e parabéns pelo blog para quem quer uma resposta na prática de usuário de motocicletas e muito bom mesmo. Parabéns

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  71. Olá amigo..acabei de adquirir uma Dl 1000 v stron 2008 e por sua vez uma moto muito boa.. grande .. só estou com uma dúvida em relação a andar com ela na cidade.. quando acelera para sair o motor traz um tipo de vibração.. e faz um barulho e gostaria de saber se é normal deste tipo de moto Big Trail. Pois tive várias motos mas não desta categoria.. que por sua vez estou gostando da máquina..e parabéns pelo blog para quem quer uma resposta na prática de usuário de motocicletas e muito bom mesmo. Parabéns

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    1. Bom dia Junior, Desculpe a demora em responder, aparentemente sua Vstrom esta com a caraterística de deficiência na embreagem. Já informei em posts anteriores que sem andar na motocicleta posso estar indicando uma avaliação errônea. Por experiencia prévia indicaria este problema. Em baixa rotação durante as trocas de marcha a motocicleta apresenta uma ressonâcia incomoda. Este problema só será sanado com a troca da campana e discos de embreagem. Custa caro.Já escutei falar em retificar a campana, não sei se funciona. De qualquer maneira vá a uma oficina que está acostumada a motocicletas de alta cilindrada e peça uma opinião profissional.
      Saudações e rode seguro.

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  72. Bom dia, chegando agora ... realizei meu sonho, VS 2008-2009, pego ela na sexta! Estou ansioso! Muito legal este Blog, estarei acompanhando vcs, abraço!

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  73. Parabéns pelo blog,tirei muitas dúvidas aquI,hj fiz negócio em uma 2005/2006 anteriormente anda de xt660,sempre sonhei com uma vstrom,mas tinha que ser a 1000,Rsrsrs,tem algumas coisinhas pra fazer,como campana e embreagem,mas até aí tudo bem!gostei muito das dicas do pessoal!!

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  74. E oque me diz da 650 ? gasta muito, o consumo é elevado também? ela é boa ?

    Estou querendo comprar uma acima de 2013

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  75. Tenho uma DL 1000 e tive um problema com o regulador de voltagem que foi prontamente trocado gratuitamente pela tevendedora em Salvador. Estava na única peça de recal da moto. Fora isso amigos, é só alegria.

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  76. Olá,
    Caros colegas, estou negociando uma vs 2007 com 76mil km na própria suzuki, a loja garante que todas as revisões foram feitas pelo proprietário na loja e tem todos os registros. Confesso que a moto está impecável. Estou saindo de uma xre300 abs flex toda preparada para viagem., bauletos, bolhas,milha, projetores enfim. Sonho da vs é bem antigo, costumo viajar muito com minha guerreira, será que seria exagero meu pensar que 76mil km é um motor cansado? Ou por ser uma big o motor ainda está jovem. Tenho já programado uma viagem pelo litoral do boate todo com minha xre e surgiu essa linda máquina para tentar...rs

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  77. Olá,
    Caros colegas, estou negociando uma vs 2007 com 76mil km na própria suzuki, a loja garante que todas as revisões foram feitas pelo proprietário na loja e tem todos os registros. Confesso que a moto está impecável. Estou saindo de uma xre300 abs flex toda preparada para viagem., bauletos, bolhas,milha, projetores enfim. Sonho da vs é bem antigo, costumo viajar muito com minha guerreira, será que seria exagero meu pensar que 76mil km é um motor cansado? Ou por ser uma big o motor ainda está jovem. Tenho já programado uma viagem pelo litoral do boate todo com minha xre e surgiu essa linda máquina para tentar...rs

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  78. tô querendo comprar uma dl 1000 ano 2008 vale a pena tem.mais de 50 mil km

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  79. Olá amigos, tenho uma Dl 1000 2015/2016 não tenho o que reclamar dessa máquina, fiz diversas viagens com garupa e achei ótima moto, muito boa nas curvas e um conforto excelente, pouco consumo na estrada. adorei essa máquina. com certeza quando vender, comprarei outra.

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  80. Boa noite Ramon
    Tentei escrever pelo blog mas não tive sucesso portanto fique a vontade se não quiser responder por aqui ...
    Recentemente ( um mês ) adquiri uma v strom 1000 2007 com 17750 km , teoricamente bem cuidada pelo ex proprietário.... agora está com 17950km e tenho a seguinte dúvida
    Quando devo trocar as velas ????
    O óleo e filtros vou trocar essa semana mas e as velas ???
    Existe um período específico ( km ) para trocas ???
    Muito obrigado pela atenção
    Alexandre Azoubel

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  81. Boa noite
    Só para esclarecer, como eu não estava conseguindo escrever por aqui , tomei a liberdade de mandar essa mensagem no e mail do Ramon
    Por isso no começo eu escrevo sobre a possibilidade dele eventualmente não responder
    Fato esclarecido aguardando resposta ...
    Abraços a todos
    Alexandre Azoubel

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    Respostas
    1. Bom dia,
      Eu sugiro uma ida a uma oficina especializada em motos de alta cilindrada.
      Pela km sua moto só vai precisar de "carinho".
      Óleo e filtros é o básico , mas sugiro uma revisão profunda como por exemplo s rolamentos de roda e caixa de direção .
      Por não rodar a graxa resseca e pode precisar de manutenção.
      O mesmo com a suspensão traseira.
      Outro tema é todos os fluidos. Óleo dá suspensão dianteira que já venceu , e principalmente o óleo hidráulico dos burrinhos de freio e embreagem.
      Assim como o fluido de arrefecimento.

      Por isto indico uma oficina de referência.

      Mecânicos " porcos " irão dizer que não precisa, mas se estudar as especificações técnicas dos fluidos e graxas utilizadas verá que independente da KM precisamos revisar .

      Está manutenção não é barata , diria que sem troca de peças ,vai uns R$ 2000.

      As velas , se a KM for verdadeira , somente uma checagem. Pelo desgaste das velas vc terá uma ideia da KM real.

      Nao conheço o histórico dá moto , mas rodar 17000 em quase 10 anos parece suspeito.

      No blog hà várias dicas

      Boa sorte .

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  82. Boa noite galera
    Alguém tem ou teve um barulho nos retrovisores, como se tivesse algo solto e a fica batendo ????
    Alguém pode ajudar ???
    Já me falaram em trocar mas a R$366,00 cada um fica meio salgado ...
    estou no aguardo
    Abraços a todos
    Alexandre Azoubel

    Obs : com tanto entusiasmo nesse blog nem parabenizei o Ramon e todos q participam !!!
    Então ...
    Parabéns Ramon
    Parabéns Galera !!!

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    Respostas
    1. Obrigado Alexandre. O Blog esta meio pardo, mas fique ligado. Em setembro com a graça de Deus irei para mais uma expedição e postarei regularmente a viagem.
      Quanto ao espelho aconteceu com a minha motocicleta e realmente algo se solta dentro da carcaça e não temos como resolver, a não ser levar em oficinas especializadas em vidros e espelhos e tentar a desmontagem. Não conheço alguém que resolveu , mas vale uma tentativa.

      Abraços e rode seguro.

      Ramon

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    2. Bom dia Ramon e bom dia a todos
      Só pra informar os proprietários de suzuki v strom 1000( não sei se acontece com outras motos, seja Suzuki seja outras marcas ) mas aí vai a dica .....
      semana passada , seguindo os conselhos de meu irmão ( corretor de seguros em Ribeirão Preto ( Azoubel Seguros ) fui procurar o JOHNSON na Lanternas e Cia ( Rua João bin ) que desmontou os espelhos , tirou um peso de metal , reconstruiu preenchendo com espuma , e re colocou ...... ficou ÓTIMO!!!! A única diferença é q na estrada percebe um pouco de vibração nos espelhos ( acho q o peso era justamente pra amenizar essa trepidação)
      Mas nada q comprometa a segurança ou a pilotagem.....
      pra quem tiver o mesmo problema e tiver interesse .... fica a dica !!
      Abraços Ramon e a todos !!!!
      Rodem com responsabilidade e segurança
      Alexandre

      Obs: não sei se podia citar nomes e endereços nesse fórum mas achei oportuno , caso eu tenha infringido alguma regra por favor me avisem q corrijo imediatamente!

      Valeuuuuuuu

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  83. Pessoal esqueci de dizer
    A cidade é Ribeirão Preto -SP

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  84. Estou quase comprando um v-strong 1000, 2008, com 44mil km. Sairá por 20.000,00. Pelos comentários acima, me animo a adquiri-la, mas com esse km, creio que terei alguns gastos.
    Parabnes por este blog. É sério, e muito instrutivo.
    Att
    Bene-Uberlândia-MG

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  85. Olá Ramon. Parabéns pelo Blog. Sempre tive como sonho uma DL1000 e recentemente encontrei uma 2008 com 4mil km rodados a 29 mil reais. Vale a pena ? Se quiser dar uma olhada está no site moto.com.br

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  86. Boa noite, blog muito informativo estava na dúvida em pegar a v strom 1000 mais com essas dicas e esperiencias compartilhadas vou pegar uma sou iniciante nesse área tenho uma nx4 Falcon mais ela é confortável porém não tem final fica a desejar em longas distâncias ,mais obrigado pela ajuda abraços.

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  87. Júlio César - João Pinheiro-MG12 de março de 2018 às 10:49

    Bom dia!
    Ótimo blog, gostaria da sugestão de VCs, estou planejando comprar minha primeira moto de maior cilindrada. Estava em meus planos comprar uma NC700(devido a economia km/l e ter uma concessionara da honda em minha cidade), mais ultimamente tenho visto muito sobre essa Strom DL1000, e dentro do meu orçamento tenho condições em adquirir uma delas, sendo uma NC700 2013 e/ou DL1000 2007, qual VCs me sugerem?

    Desde já muito obrigado.

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  88. Júlio César - João Pinheiro-MG12 de março de 2018 às 11:45

    Se puderem encaminhar as respostas para o whatss (38)9.9946-0756

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  89. ola amigos tenho uma v strom 2008 e apareceu um problema que me deixou de cabelo em pé.... ando na cidade dia todo nao acontece nada mais quando pego a estrada se tiver entre 160 a 180 km por hora em 50 km rodados mais ou menos ela começa falhar qua do vou reduzir ai desligo a chave espero uns 40 segundos ela volta funcionar normal.... se eu andar na media de 120 o defeito so aparece depois de rodar mais de 100 km... ja troquei bomba...velas....limpeza no corpo de injeção..... nao sei mais oque fazer

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    1. Estou com o mesmo problema na minha, e já vi que é meio um ponto critico da moto mesmo não sendu muito comentado muitas apresentam essa falha, a minha apresenta o mesmissimo defeito, no meu caso foi trocado velas, filtro de ar, após um diagnóstico do mecânico troquei o tps que controla o afogado eletrônico dela, muitos são os relatos de defeito do tps de aceleração dela muitos resolvem com a troca, por ultimo mesmo depois da troca do tps do afogador ela voltou a falha, após sempre rodar de 100 km ou mais começa a falhar. Por fim o mecânico descobriu que não estava chegando a voltagem correta no tps de aceleração dela e com uma limpeza geral do chicote com limpa contato a moto melhorou bastante mas ainda estou com ela em teste, final de semana rodei 400km e ela se comportou bem, apenas no retorno como abasteci em um posto do UY ela deu uma cortadas mas creio que foi o combústivel. se for pesquisar até em videos tem muitos relatos de troca do sensor tps 13580-02F00 que custa em torno de 560,00 nas concessionárias suzuki, no meu caso troquei o outro, são dois um controla o afogador eletrônico e este citado a aceleração. dica meu whatss(53)999735696

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  90. Parabéns Ramon pelo excelente blog. Vou receber(comprei) minha VS1000 2006 logo mais. A decisão, agradeço a esse excelente espaço.

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  91. Meu amigos bom dia, tenho um vstom 1000cc 2008 3 notei que as vezes ao girar a chave aquele zumbidinho no tanque não acontece, ficando piscando a luz vermelha central do painel e a mto não pega, para que isso se resolva , volto a chave e refaço o procedimento até que o zumbido seja longo e pegue a partida, isso já aconteceu com vcs ? Se alguém puder me responder segue meu zap, vou vender a minha moto mais gostaria de entender se isto é normal ou não. (091 ) 993977482 ou fulviosa2018@gmail.com

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  92. Unknown25 de fevereiro de 2019 08:58

    Meu amigos bom dia, tenho um vstrom 1000cc 2008 3 notei que as vezes ao girar a chave aquele zumbidinho no tanque não acontece, ficando piscando a luz vermelha central do painel e a mto não pega, para que isso se resolva , volto a chave e refaço o procedimento até que o zumbido seja longo e pegue a partida, isso já aconteceu com vcs ? Se alguém puder me responder segue meu zap, vou vender a minha moto mais gostaria de entender se isto é normal ou não. (091 ) 993977482 ou fulviosa2018@gmail.com

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  93. Boa noite!
    Estou com 53 anos, piloto desde meus 15 anos. Curti muito a década de 80 pilotando sem capacete, vento na cara, adrenalina a mil. Coisas de irresponsável e pessoa imatura mesmo. Mas tenho muitas histórias pra contar dessa época e isso é o que vale nessa vida. Tive RX125, várias DT180, XL250, XL350, SAHARA, XT600, mas em 2013 comprei uma VStrom 650 2010 cor amarela linda e me apaixonei pela moto. Por mim eu não vendia mais de tão boa que é. Fiz vários passeios com ela. Rodei 50000km com ela e não queria me disfazer. Aí meu filho me convenceu a vendê-lo e experimentar uma VStrom1000ABS 2016. Vendi a amarelinha com dor no coração e comprei essa VStrom 1000 modelo novo cor vermelha ou bordô. Eu sei que a cor é a mesma de uma RX125 que tive quando era adolescente ainda. Que prazer andar nessa moto. Sou fã de moto trail, big Trail. Eu achava que depois de andar de XT600 não acharia outra moto melhor. Pensei a mesma coisa depois de curtir com a minha VStrom 650 amarela. Mas já estou totalmente apaixonado por essa 1000cc da Suzuki. Além de muito, mas muito boa em tudo ela é linda.

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  94. Opaaa.,..comprei uma vestron 1000 ano 2009 estou adorando só o consumo...mas faz parte ...questão do óleo qual óleo e bom para ele ? Abraço

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  95. Pessoal.. a luz FI acendeu duas vezes. Moto cortou e encostei. Depois disso não voltou mais o problema mas fiquei cismado de me deixar na mão. Estava rodando c gasolina aditiva. Sabem dizer o q poderia ser? Ela tb da umas leves cortadas na cidade.. porém quase imperceptíveis.

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  96. Boa noite li todos os post
    Estou comprando uma vs1000cl
    Está com 104.000 km
    Quais analizes devo ter antes de fechar negócio?

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  97. Boa noite amigo,
    Para a compra o ideal seria uma ida a um bom mecânico de confiança.
    Com a idade da mesma e esta quilometragem , se a manutenção foi correta , não terás problemas.
    Mas vamos ao básico,
    Olhe a caixa de direção, espessura dos discos de freios, relação e folgas em balança e rodas .
    Nos posts mais antigos tem varias dicas da manutenção preventiva da mesma, que dará dicas do que olhar com mais cuidado.
    De uma lida com calma que será muito proveitoso.

    Boa sorte com a compra !

    Rode seguro

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  98. alguem tem alguma dica para deixar a embreagem da V stron DL 1000 mais macia e leve?

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