24/01/2011

Dicas para o Planejamento de Viagens Motociclísticas.

Olá amigos !!!
Gostaria de compartilhar algumas dicas e macetes na preparação de longas viagens.
Primeiramente se pergunte;?
Você é do tipo que gosta de planejar e cumprir o planejado ou apenas seguir o planejamento de outros ?

Conheço alguns amigos que até planejam, ou sejam gastam energia e tempo , mas na hora de seguir abandonam o plano por falta de método ou por que somente um dos viajantes o fez e o outros não querem seguir.

Tai a primeira dica !!! Envolva os integrantes do grupo nas decisões prévias a viagem, pois como diz o ditado o que é combinado não sai caro.

Planejamento usando várias plataformas
 Não entendam nunca que planejar e seguir o plano possa ser enfadonho. Pelo contrário, minha experiência diz que a efetuar o planejamento é muito bacana e quando conseguimos cumprir é fantastico.

Segunda dica !!!
Saiba escolher seu companheiros de viagem!!!!!!!!!!
Conheço varios relatos de problemas após o início de uma sonhada viagem por completa inabilidade de se formar um grupo.
Alguns conselhos.....e observações;
Primeiro juntem motocicletas de estilo iguais, big trails com big trails, naked com naked, custom com custom, etc.
De largada se resolve vário problemas quanto a autonomia, terreno a ser percorrido, velocidade cruzeiro e roteiro a ser cumprido no dia.
Depois ande com os integrantes em várias condições para se saber da sua experiência em pilotagem e costumes. Com isto se tem real conhecimemto do integrante e se resolve outro problema :
Se evita a escolha de "apressadinhos" ou os "tartarugas". ('lógicamente em relação a média do grupo).
Com relação a este sub tema, se forem carregarem suas esposas pelo amor de Deus vejam com profundidade se há compatibilidade entre elas!!!!!!!!!!!!!! Nem preciso comentar o que alguns dias de viagem podem fazer!!!!!!!!!

Terceira dica!!!!

Naveguem bastante pela internet !!!
Hoje em dia temos vários fórum e paginas dedicadas a viagens específicas que podem trazer informações utéis.
Compare bastante as opiniões, pois o que funcionou para uns pode não funcionar para outros, o que não foi legal para alguns pode ser legal para você e etc.
Compre guias das localidades principais e pesquise passeios que nos farão sentir que a viagem valeu a pena nos momentos de folga das motos.

Quarta dica !!!!

Tenha mapas atualizados!!!
Percorra sempre as melhores livrarias e compre vários mapas da mesma localidade para comparar as informações e checar as estradas.
Comece com o roteiro básico que o guiará nas pesquisas da internet ajudando filtrar as diversas informações disponiveis.
Sempre seja realista com as quilometragens propostas. Se não planejar a distância e tempo a serem percorridos corretamente a chance de não cumprir o plano é enorme.
Nunca planeje viajar no escuro. Muito perigoso onde não conhecemos. Por isto faças as contas para sobrar umas duas horas de luz solar na chegada.
Apesar das ajudas de GPS e Internet, os bons e velhos mapas são imbativeis na estrada.
Estes não dão mensagem de erro e nem acabam a bateria.

Quinta dica!!!!!!!!!!

Onde dormir?  Durante o planejamento de pernoite escolha cidades menores pois o tempo de deslocamento para entar e sair da rodovias serão curtas. (em que pese a menor opção de hoteis para se escolher nestas cidades).
Eu particurlamente não gosto de efetuar reserva de hotél pois nos obriga a chegar na cidade e se as condições da estrada (chuva, neblina,etc) não ajudadrem poderemos nos arriscar avançando na noite e acelerando mais do que o recomendado.

Sexta dica !!!!!!!!

Planeje paradas a partir de duas horas rodando.
Durante a parada sempre seja rápido, abasteça, vá ao banheiro, tome um lanche leve (NUNCA ALMOÇE). Deixe para jantar e ai sim relaxar no pernoite.
Faça com que todos no grupo sigam estes passos e assim estarão prontos juntos para rodar novamente.
O famoso Xixi,Café e Chiclete.


Esta são apenas algumas dicas.

Comentarei mais ao longo dos próximos posts.

Ramon

2 comentários:

  1. Ramon, não tenho experiência em viajar de moto, mas conheço esse caminho. É muito bonito, inóspito e desafiador. Na costa do Atlântico venta muito no sentido continente-mar, chegando a dar uns sustos quando se cruza com outros veículos. Até estacionada a moto pode tombar se não estiver bem estável. Mas é ISSO que dá saudade....Nando

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal já fiz viagens curtas máximo 500 km numa fan 125 que eu tinha e agora quero comprar uma v stron 2005 só pra viagens. A minha pergunta é a seguinte é uma boa opção para mim que estou começando? Um abraço.

    ResponderExcluir