17/02/2011

Como planejar !!!

Bem amigos depois de uma longa espera houve a confirmação das minhas férias para Março 2011 e agora os preparativos irão se acelerar.
Uma dos grandes baratos é a preparação de uma longa viagem.
Ao se informar sobre as possíveis rotas e locais de pernoite, assim como os passeios para os dias de descanso já estamos "vivendo" a aventura.
Para a preparação eu utilizo bons mapas rodoviários (itens um pouco escassos no Brasil) e dois navegadores eletrônicos (itens que recomendo) o Mapsource da Garmin e o Navegador Quatro Rodas.
Mapas e navegadores a postos!!!
Procuro informações atualizadas das condições das rodovias em outros blogs com viagens recentes e com outros motociclistas que já percorreram os trajetos.
A partir dai e em cima de quilometragens factiveis de serem cumpridas eu traço as navegações e com isto tenho uma idéia do consumo e tempo de viagem.
Para a Argentina eu recomendo a compra do mapa rodoviário Michelin numero 762 (encontrei na Livraria Saraiva) e para o Chile o Rough Guides publicado pela folha (PubliFolha).
Para quem tem a passeios a Paris na chegada ao bairro de St. Michael há uma livraria enorme que tem uma parede de mapas do mundo inteiro, recomendo.
Para o MapSource da Garmin tenho os mapas originais do City Navigator Brazil que está na versão 2011.4 (comprado Online) e para o mercosul através do site Proyecto Mapear e GPS.AR.
Colocarei os links na pagina principal do Blog.Estes mapas são gratuitos e razoavelmente bons.
Em um próximo post falarei do GPS que uso.
Como já mencionado em outro post, seja realista com a quilometragem versus condições da estrada e planeje cidades médias para pernoite pois o deslocamento entre a estrada e o hotel é mais curto.
Para os passeios na região da Patagônia eu comprei o guia FootPrint também da PubliFolha e tracei vários passeios e roteiros que percorrei no trajeto.
Neste guia há divisões por regiões e varias dicas de hotéis e pousadas. Para a Patagônia foi o que mais me agradou.
Na Argentina há a representação oficial da Suzuki e consta varias concessionárias. É sempre bom ter este recurso em mãos, então selecionei algumas perto da rota pois em caso de pane é para lá que correrei.

Bem é isto.....

No próximo blog eu mostrarei o planejamento da viagem que farei e se necessário for, comentarei mais dicas.

Valeu..............

Ramon

Nenhum comentário:

Postar um comentário