28/02/2011

Cardo Q2

Olá amigos hoje eu comentarei sobre um equipamento muito legal o intercomunicador Cardo Q2.


Capacete Mormaii

Este equipamento vem com dois intercomunicadores de fácil instalação e uso.

 O Cardo Q2 usa tecnologia bluetooh e se comunica com outro Cardo Q2 até 500 metros em áreas abertas.

 Cada Q2 tem capacidade de parear com mais dois equipamentos ou seja até três pessoas diferentes se conectam.



        Após parear os equipamentos dá para selecionar o Q2 principal e o  Q2 secundário dando prioridade as pessoas com quem desejamos falar.

         Após esta seleção o Q2 principal será acionado por comando de voz (Hot Mike) e o Q2 secundário atraves de um comando no aparelho.

          Outra funcionalidade bacana do aparelho é de parear com outros equipamentos Bluetooh.
 
           Para quem tem o GPS Zumo o mesmo dará instruçoes pelo Q2, dá para atender e efetuar ligações de aparelhos celulares (desde que o aparelho de celular suporte a discagem por comando de voz) e escutar músicas através do Bluetooh.

             Para quem quer escutar músicas de tocadores de MP3 há entrada via conexão de som padrão.(não espere uma qualidade fantática do som dá apenas para o gasto)

             Há uma corrente de motociclistas que tem certa resistência ao uso deste aparelho advogando que o barulho do vento e do escapamento sào os únicos sons bacanas ao se andar de moto.

             Eu discordo.

             A a troca de informações aumenta a segurança da viagem e resolve os problemas de comunícação tão comuns entre várias motocicletas. (como por exemplo informar que precisa parar antes do programado para ir ao banheiro)

             A bateria tem uma boa duração sendo suficiente para um dia interiro de uso.

            O Q2 é muito fácil de se encontrar como por exemplo na Moto Atacama, segue o link:

            http://www.motoatacama.com.br/categoria.php?cat_id=14&sub_id=96

            Espero ter ajudado!
          
            Eu recomendo a compra,

            Ramon

              
              








 

Viagem reprogramada !!!!!!!!!!!

Caros amigos e seguidores por motivos profissionais fui forçado a reprogramar a viagem para dia 18/03 !!!

Pedido de chefe não se nega.

Segue as novas datas :

18/03/2011SextaLimeiraItapeva280
19/03/2011SábadoItapevaIjui915
20/03/2011DomingoIjuiGualeguaychu855
21/03/2011SegundaGualeguaychuSanta Rosa755
22/03/2011TerçaSanta Rosa Puerto Madryn765
23/03/2011QuartaPuerto MadrynCaleta Olivia515
24/03/2011QuintaCaleta OliviaRio Gallegos700
25/03/2011SextaRio GallegosUshuaia661
26/03/2011SábadoLivre 
27/03/2011DomingoLivre 
28/03/2011SegundaLivre 
29/03/2011TerçaUshuaiaPuerto Natales700
30/03/2011QuartaLivre 
31/03/2011QuintaPuerto NatalesEl Calafate375
01/04/2011SextaLivre 
02/04/2011SabadoEl CalafateChile Chico620
03/04/2011DomingoChile ChicoSan C. Bariloche
04/04/2011SegundaLivre 820
05/04/2011TerçaSan C. BarilocheSanta Rosa975
06/04/2011QuartaSanta RosaGualeguaychu755
07/04/2011QuintaGualeguaychuIjui855
08/04/2011SextaIjuiItapeva915
09/04/2011SabadoItapeva Limeira280


Com relação a programação anterior ficaremos mais dias em Ushuaia pois minha esposa irá nos encontrar e passear por lá.

Tai uma dica ao moto aventureiros, agora em março, fora de temporada, comprei passagem ida e volta a partir de Buenos Aires por US 300,00.
Até Buenos Aires há varias empresas com preços bem competitivos.

Esta pausa com a esposa será bem legal.

Também adicionei uma página dedicada a viagem para facilitar a navegaçào.

Bem é isto!!!

Ramon

18/02/2011

Equipamentos da Vstrom

Bem com esta já é minha segunda Vstrom ao longo do tempo tive o privilégio de equipar a moto com vários acessórios.
Atualmente tenho a disposição GPS com suporte Touratech, aquecedores de manoplas, defletor de vento , tomada 12 volts, trava de acelerador, protetores de farol, faróis de milha, protetores de motor com pedaleira auxiliar,cavalete central e malas laterais e bauleto.
Detalharei um a um neste post.

By touratech
 Um dos equipamentos que daria prioridade é o defletor de vento intalado no topo da carenagem por pressão manufaturado pelos alemães da Touratech. 


By Touratech



O suporte de GPS é fantástico, pois trás além da alimentação elétrica uma eficiente trava com chave que ajuda a prevenir furtos.




By Toratech


Instalei também uma tomada auxiliar 12 volts com 15 amps. muito utíl hoje em dia que temos os mais diversos aparelhos com essa alimentação 

Com uma bolsa de tanque instalada podemos carregar celulares, cameras de vídeo, compressores e etc.


Para a proteçào em geral tenho um protetor de farol e motor confecionado pela MotoPoint de Rio Claro. (há um linka na pagina ao lado)
Também tenho um cavalete da mesma empresa. O cavalete central para longas viagens são importantíssimos para a manutenção diária, lubrificação de correntes, carregamento e descarregamento da moto e para concertos de pneus se for o caso.
A Motopoint dispões de uma excelente trava de acelerador, muito util nas retas patagônicas.



By MotoPoint




By MotoPoint








Tenho um eficiente aquecedor de manoplas que permite o uso das manoplas originais e é bem barato nos EUA. Segue o link http://www.cyclebuy.com/shopping/enduro/grip_heaters.htm


A proteção do farol vem com suporte para milhas e corta pipa . O milha durante o dia ajuda ao outros motoristas nos enxergarem .

As malas da Givi sào muito resistentes e confiáveis.

O moto turismo é bem caro, mas com bom senso e calma dá para "customizar"nosso brinquedos de maneira que fiquem bem funcionais.

Se estiver pensando em equipar sua moto seja honesto consigo mesmo e se pergunte a real utilidade dos itens.

 Se for rodar pouco gaste pouco.

Do contrário compre equipamentos de ponta pois trarão conforto e segurança.

Ramon


17/02/2011

GPS Garmin 60Csx

Olá amigos !!!


Tenho um GPS Garmin 60Csx e falarei um pouco a respeito do mesmo.

Este aparelho tem o custo beneficio mais interessante quando se pensa em várias utilizações e que tem suporte para a utilização do software MapSource.

É um aprelho a prova d'àgua ,muito resistente e também funciona com pilhas alcalinas (o que é muito funcional longe da civilização).

A unica desvantagem que destaco é a falta de geração de voz e bluethoot que faz com que tenhamos que visualizar as mudanças de direção.

Por este motivo caso venha instalar um semelhante em sua moto o posicione feito um Roadbook de rali, como está na minha Vstrom, pois estou sempre de olho na estrada e no GPS.

O MapSource é uma ferramenta fantástica para planejamento dando a opção de roterização da viagem.

Outra vantagem deste software é como gerenciar mapas gratuitos feitos para o Garmin por várias ONG`s que não cobram nada por isto.

O 60Csx custa por volta de U$ 250,00 na Bass Pro Shop (http://www.basspro.com/homepage.html).

Eu utilizo o aparelho também para trekking e pedaladas, por isto digo que tem um bom custo beneficio.

Para uma utilizaçào mais especifica para motocicletas os da série Zumo são as melhores pedidas. (mas também mais caros)

O supote atual que uso é manufaturado pela Touratch www.touratech-usa.com .

Roteiro a Ushuaia em Março de 2011 !!!

Segue o planejamento inicial.

 
DataDiaPartidaDestinoKm ParcialKm Total
111/03/2011SextaLimeiraItapeva28011741
212/03/2011SábadoItapevaIjui915
313/03/2011DomingoIjuiGualeguaychu855
414/03/2011SegundaGualeguaychuSanta Rosa755
515/03/2011TerçaSanta Rosa Puerto Madryn765
616/03/2011QuartaPuerto MadrynCaleta Olivia515
717/03/2011QuintaCaleta OliviaRio Gallegos700
818/03/2011SextaRio GallegosUshuaia661
919/03/2011SábadoFree 
1020/03/2011DomingoUshuaiaPuerto Natales700
1121/03/2011SegundaFree 
1222/03/2011TerçaPuerto NatalesEl Calafate375
1323/03/2011QuartaFree 
1424/03/2011QuintaEl CalafateChile Chico620
1525/03/2011SextaChile ChicoSan C. Bariloche
1626/03/2011SábadoFree 820
1727/03/2011DomingoSan C. BarilocheSanta Rosa975
1828/03/2011SegundaSanta RosaGualeguaychu755
1929/03/2011TerçaGualeguaychuIjui855
2030/03/2011QuartaIjuiItapeva915
2131/03/2011QuintaItapeva Limeira280


Como viram até agora 21 dias de viagem e cerca de 12.000 Km.
Tenho férias programadas até 08/04 tendo uma margem de manobra para o retorno e possiveis problemas.
Há uma grande possibilidade de atrasos nas travessias próximos a Ushuaia  e também a vontade de ficar mais um pouco por lá.
Nossa saída será em uma sexta a tarde por motivos profissionais e particularmente gosto desta idéia pois a noite anterior a partida é sempre sofrida com poucas horas de sono então 280 Km é um bom aquecimento.



Ente Ijui e Gualeguaychu sairemos para a Argentina através de São Borja , pois a fronteira é mais tranquila.

A partir de  Puerto Madryn encontraremos o famoso vento Patagônico, então diminuimos a quilometragem diária.

 De Ushuaia a Puerto Natales talvez iremos através do Estreito de Magalhães usando a travessia de balsa em Porvenir.


Bem durante a viagem eu detalharei os trechos e condicões de viagem.

Até,

Ramon

Como planejar !!!

Bem amigos depois de uma longa espera houve a confirmação das minhas férias para Março 2011 e agora os preparativos irão se acelerar.
Uma dos grandes baratos é a preparação de uma longa viagem.
Ao se informar sobre as possíveis rotas e locais de pernoite, assim como os passeios para os dias de descanso já estamos "vivendo" a aventura.
Para a preparação eu utilizo bons mapas rodoviários (itens um pouco escassos no Brasil) e dois navegadores eletrônicos (itens que recomendo) o Mapsource da Garmin e o Navegador Quatro Rodas.
Mapas e navegadores a postos!!!
Procuro informações atualizadas das condições das rodovias em outros blogs com viagens recentes e com outros motociclistas que já percorreram os trajetos.
A partir dai e em cima de quilometragens factiveis de serem cumpridas eu traço as navegações e com isto tenho uma idéia do consumo e tempo de viagem.
Para a Argentina eu recomendo a compra do mapa rodoviário Michelin numero 762 (encontrei na Livraria Saraiva) e para o Chile o Rough Guides publicado pela folha (PubliFolha).
Para quem tem a passeios a Paris na chegada ao bairro de St. Michael há uma livraria enorme que tem uma parede de mapas do mundo inteiro, recomendo.
Para o MapSource da Garmin tenho os mapas originais do City Navigator Brazil que está na versão 2011.4 (comprado Online) e para o mercosul através do site Proyecto Mapear e GPS.AR.
Colocarei os links na pagina principal do Blog.Estes mapas são gratuitos e razoavelmente bons.
Em um próximo post falarei do GPS que uso.
Como já mencionado em outro post, seja realista com a quilometragem versus condições da estrada e planeje cidades médias para pernoite pois o deslocamento entre a estrada e o hotel é mais curto.
Para os passeios na região da Patagônia eu comprei o guia FootPrint também da PubliFolha e tracei vários passeios e roteiros que percorrei no trajeto.
Neste guia há divisões por regiões e varias dicas de hotéis e pousadas. Para a Patagônia foi o que mais me agradou.
Na Argentina há a representação oficial da Suzuki e consta varias concessionárias. É sempre bom ter este recurso em mãos, então selecionei algumas perto da rota pois em caso de pane é para lá que correrei.

Bem é isto.....

No próximo blog eu mostrarei o planejamento da viagem que farei e se necessário for, comentarei mais dicas.

Valeu..............

Ramon

24/01/2011

Dicas para o Planejamento de Viagens Motociclísticas.

Olá amigos !!!
Gostaria de compartilhar algumas dicas e macetes na preparação de longas viagens.
Primeiramente se pergunte;?
Você é do tipo que gosta de planejar e cumprir o planejado ou apenas seguir o planejamento de outros ?

Conheço alguns amigos que até planejam, ou sejam gastam energia e tempo , mas na hora de seguir abandonam o plano por falta de método ou por que somente um dos viajantes o fez e o outros não querem seguir.

Tai a primeira dica !!! Envolva os integrantes do grupo nas decisões prévias a viagem, pois como diz o ditado o que é combinado não sai caro.

Planejamento usando várias plataformas
 Não entendam nunca que planejar e seguir o plano possa ser enfadonho. Pelo contrário, minha experiência diz que a efetuar o planejamento é muito bacana e quando conseguimos cumprir é fantastico.

Segunda dica !!!
Saiba escolher seu companheiros de viagem!!!!!!!!!!
Conheço varios relatos de problemas após o início de uma sonhada viagem por completa inabilidade de se formar um grupo.
Alguns conselhos.....e observações;
Primeiro juntem motocicletas de estilo iguais, big trails com big trails, naked com naked, custom com custom, etc.
De largada se resolve vário problemas quanto a autonomia, terreno a ser percorrido, velocidade cruzeiro e roteiro a ser cumprido no dia.
Depois ande com os integrantes em várias condições para se saber da sua experiência em pilotagem e costumes. Com isto se tem real conhecimemto do integrante e se resolve outro problema :
Se evita a escolha de "apressadinhos" ou os "tartarugas". ('lógicamente em relação a média do grupo).
Com relação a este sub tema, se forem carregarem suas esposas pelo amor de Deus vejam com profundidade se há compatibilidade entre elas!!!!!!!!!!!!!! Nem preciso comentar o que alguns dias de viagem podem fazer!!!!!!!!!

Terceira dica!!!!

Naveguem bastante pela internet !!!
Hoje em dia temos vários fórum e paginas dedicadas a viagens específicas que podem trazer informações utéis.
Compare bastante as opiniões, pois o que funcionou para uns pode não funcionar para outros, o que não foi legal para alguns pode ser legal para você e etc.
Compre guias das localidades principais e pesquise passeios que nos farão sentir que a viagem valeu a pena nos momentos de folga das motos.

Quarta dica !!!!

Tenha mapas atualizados!!!
Percorra sempre as melhores livrarias e compre vários mapas da mesma localidade para comparar as informações e checar as estradas.
Comece com o roteiro básico que o guiará nas pesquisas da internet ajudando filtrar as diversas informações disponiveis.
Sempre seja realista com as quilometragens propostas. Se não planejar a distância e tempo a serem percorridos corretamente a chance de não cumprir o plano é enorme.
Nunca planeje viajar no escuro. Muito perigoso onde não conhecemos. Por isto faças as contas para sobrar umas duas horas de luz solar na chegada.
Apesar das ajudas de GPS e Internet, os bons e velhos mapas são imbativeis na estrada.
Estes não dão mensagem de erro e nem acabam a bateria.

Quinta dica!!!!!!!!!!

Onde dormir?  Durante o planejamento de pernoite escolha cidades menores pois o tempo de deslocamento para entar e sair da rodovias serão curtas. (em que pese a menor opção de hoteis para se escolher nestas cidades).
Eu particurlamente não gosto de efetuar reserva de hotél pois nos obriga a chegar na cidade e se as condições da estrada (chuva, neblina,etc) não ajudadrem poderemos nos arriscar avançando na noite e acelerando mais do que o recomendado.

Sexta dica !!!!!!!!

Planeje paradas a partir de duas horas rodando.
Durante a parada sempre seja rápido, abasteça, vá ao banheiro, tome um lanche leve (NUNCA ALMOÇE). Deixe para jantar e ai sim relaxar no pernoite.
Faça com que todos no grupo sigam estes passos e assim estarão prontos juntos para rodar novamente.
O famoso Xixi,Café e Chiclete.


Esta são apenas algumas dicas.

Comentarei mais ao longo dos próximos posts.

Ramon

Qualidades e Defeitos Suzuki Vstrom DL1000

Olá Amigos!!!!
Hoje vou discorrer sobre as funcionalidades e defeitos observados em quase 40 000 Km que acumulei em duas DL 1000 que possuí e possuo.
Tenham e mente que está opinião é sempre em vista as grandes viagens com muitos dias e quilometragens a cumprir.
Uma utilização mais branda (Serra Azul aos domingos) tem outro ponto de vista.

DL 1000 2003 em viagem a Máringa
 A primeira DL era uma 2003 com carenagem baixa e de cor amarela que me agradava muito.
E atualmente tenho uma DL 2008/09 (recebida em Set 2009) que comprei zero KM e agora tem apenas 14000 Km.



Minha DL 1000 atual
Devo fazer um breve relato do conceito (Big Trail/Maxtrail) para os iniciantes.
As Big Trails/Maxtrail tem como caracteristicas a autonomia, conforto ,  boa proteção aerodinamica, bons faróis, boa digiribilidade tanto em boas estradas quanto fora delas, boa velocidade cruzeiro e acima de tudo potência na medida.
Para resumir, as fábricas tentam reunir todas as melhores caracteristicas das motos em um único modelo.
Todas estas caracteristicas são mais ou menos atingidas pela Vstrom. (as desvantagens serão comentadas)
Vamos então discorrer sobre a Vstrom.

Temos como grande vantagem desta moto seu custo benefício.
Depois da reestilizacão em 2005 e apoiado pela distribuição da J Toledo está moto se tornou a Big Trail acima de 600 CC mais acessível na época.
Gosto muito do seu conforto, onde destaco seu banco largo e espaçoso o suficiente para levar garupa a longas viagens.(Meu caso)
Em relação a 2003 a grande mudança (para melhor) foi sua nova carenagem que realmente protege contra as intempéries.
Sua confiabilidade mecânica é muito boa, não conheço relatos de quebras inesperadas ou coisa do tipo.
Outra boa vantagem é a rede de concessionários espalhados pelo país e também no cone sul.
Para os amigos que tem intenção de seguir ao Atacama e Peru contamos com um bom sistema de injeção, o que facilita a vida em grandes altitudes.
Temos a sexta marcha overdrive bem longa, o que para quem gosta de pilotar é gostoso pois nos obriga a cambiar a todo instante em trechos sinuosos e para ultrapassagens.
Outra grande vantagem é a quantidade de acessórios disponiveis para o modelo, o que facilita a preparação para grandes viagens. (malas laterais, suportes diversos, malas de tanque, etc)
Sua potência disponivel (99 Cv) é uma delicia quando equipados com muita bagagem e garupa.

Os contras por mim observados;

Sua manutenção não é das mais baratas, portanto se pensa em comprar esta motocicleta de segunda mão pesquise bem o histórico da mesma.
Seus freios não tem ABS e sua funcionalidade não é das melhores. Nada que comprometa, mas fica devendo um pouco.
As suspenções não tem uma grande gama de regulagens o que as vezes fazem falta em fora de estrada.
Sua roda dianteira aro 19  limita muito sua utilização em estradas de rípio e areia.
Sua baixa altura em relação ao solo. Quando carregado temos que tomar muito cuidado com lombadas pois o carter bate fácil. (mais uma desvantagem no off road)
Falta proteção ao motor. O que vemos de plastico é apenas estético.
Baixa qualidade do material que foi confeccionado o guidom. Muito fragil. Caso se utilize da técnica de levantamento lateral de motos via guidom muito cuidado pois o mesmo se dobra.
Falta de cavalete central de série. Apenas Opcional.
Foi descontinuada em 2008.

E a principal desvantagem !!!!!!!!!!!! O consumo exagerado!!! Com bagagem e garupa a média é de 13 Km/L o que limita sua autonomia a cerca de 210 Km para entrar na reserva.

Somando e subtraindo tudo eu recomendo esta moto como um bom inicio para viagens longas, pois suas desvantagens são administráveis.
Quando comprar uma tenha em mente que se tomar gosto pela coisa (longas viagens) ira querer uma motocicleta mais "profissional". (KTM, GS, Super Ténéré 1200, etc)

 Para uma utilização branda ( Serra Azul nos domingos) ela atende a contento.

Espero ter ajudado.

Ramon

20/01/2011

Experiências motociclisticas

Segue um pequeno resumo da minha quilometragem com o intuito de corroborar minhas opiniões.

Como todo amante de motocicletas comecei cedo por volta de 14 anos rodando meus primeiros quilómetros com uma Mobilete Caloi e aos 16 anos (Completamente fora da lei....mas era outra época) um XLX 250R 1986. Com estas maquinas me aventurava a pequenas viagens a cidades vizinhas e influenciado pelos documentários do Rali Paris Dakar fui me apaixonando pelas Big Trails mesmo sem ter a mínima possibilidade de adquirir uma.
A vontade de longas viagens já existia mas para minha formação profissional deixei de lado as motos e somente muitos anos a frente voltei a andar.
É sobre este periodo de tempo que pretetendo recordar agora.
A minha volta as viagens recomeçou com uma Ténéré 1989 onde rodei pelo interior de SP e Litoral várias vezes.
Ténéré 1989 andando por ai !!!
 Fui muito feliz com esta moto, mas como sempre brinco,  meu amor é incondicional a moto atual até comprar a próxima.
Assim a troquei pela Cagiva 750 Elefant. (Desde então desconfio de tudo que é fabricado na Itália em relação a confiabilidade mecânica) 
Muito bonita, mas pouco confiável

Africa Twin 750 RD04

 


                                Da cagiva eu comprei o mito Africa Twin 750  !!!

Esta sim dava para dar a volta ao mundo.

Inclusive esta moto está na familia desde então.
É a moto que meu irmão irá me acompanhar para Ushuaia.
Vou economizar outras aquisições mas esta pequena mostra indica minha predileção as Big Trails
Com estas motos (e outras) fui a Serra do Rio do Rastro, Punta del Leste, Serras Gaúchas (por estradas de terra) Garopaba, San Pedro de Atacama e outras paragens .
Super Ténéré nas Serras Gaúchas

Vstrom 2003




Atualmente possuo uma Vstrom 2008 e farei um post especifico desta moto mostrando os prós e contras da mesma.

Minha Vstrom atual
Ramon Del Bel