Olá Amigos!!!!
Hoje vou discorrer sobre as funcionalidades e defeitos observados em quase 40 000 Km que acumulei em duas DL 1000 que possuí e possuo.
Tenham e mente que está opinião é sempre em vista as grandes viagens com muitos dias e quilometragens a cumprir.
Uma utilização mais branda (Serra Azul aos domingos) tem outro ponto de vista.
 |
| DL 1000 2003 em viagem a Máringa |
A primeira DL era uma 2003 com carenagem baixa e de cor amarela que me agradava muito.
E atualmente tenho uma DL 2008/09 (recebida em Set 2009) que comprei zero KM e agora tem apenas 14000 Km.
 |
| Minha DL 1000 atual |
Devo fazer um breve relato do conceito (
Big Trail/Maxtrail) para os iniciantes.
As
Big Trails/Maxtrail tem como caracteristicas a autonomia, conforto , boa proteção aerodinamica, bons faróis, boa digiribilidade tanto em boas estradas quanto fora delas, boa velocidade cruzeiro e acima de tudo potência na medida.
Para resumir, as fábricas
tentam reunir todas as melhores caracteristicas das motos em um único modelo.
Todas estas caracteristicas são mais ou menos atingidas pela Vstrom. (as desvantagens serão comentadas)
Vamos então discorrer sobre a Vstrom.
Temos como grande vantagem desta moto seu custo benefício.
Depois da reestilizacão em 2005 e apoiado pela distribuição da J Toledo está moto se tornou a Big Trail acima de 600 CC mais acessível na época.
Gosto muito do seu conforto, onde destaco seu banco largo e espaçoso o suficiente para levar garupa a longas viagens.(Meu caso)
Em relação a 2003 a grande mudança (para melhor) foi sua nova carenagem que realmente protege contra as intempéries.
Sua confiabilidade mecânica é muito boa, não conheço relatos de quebras inesperadas ou coisa do tipo.
Outra boa vantagem é a rede de concessionários espalhados pelo país e também no cone sul.
Para os amigos que tem intenção de seguir ao Atacama e Peru contamos com um bom sistema de injeção, o que facilita a vida em grandes altitudes.
Temos a sexta marcha overdrive bem longa, o que para quem gosta de pilotar é gostoso pois nos obriga a cambiar a todo instante em trechos sinuosos e para ultrapassagens.
Outra grande vantagem é a quantidade de acessórios disponiveis para o modelo, o que facilita a preparação para grandes viagens. (malas laterais, suportes diversos, malas de tanque, etc)
Sua potência disponivel (99 Cv) é uma delicia quando equipados com muita bagagem e garupa.
Os contras por mim observados;
Sua manutenção não é das mais baratas, portanto se pensa em comprar esta motocicleta de segunda mão pesquise bem o histórico da mesma.
Seus freios não tem ABS e sua funcionalidade não é das melhores. Nada que comprometa, mas fica devendo um pouco.
As suspenções não tem uma grande gama de regulagens o que as vezes fazem falta em fora de estrada.
Sua roda dianteira aro 19 limita muito sua utilização em estradas de rípio e areia.
Sua baixa altura em relação ao solo. Quando carregado temos que tomar muito cuidado com lombadas pois o carter bate fácil. (mais uma desvantagem no
off road)
Falta proteção ao motor. O que vemos de plastico é apenas estético.
Baixa qualidade do material que foi confeccionado o guidom. Muito fragil. Caso se utilize da técnica de levantamento lateral de motos via guidom muito cuidado pois o mesmo se dobra.
Falta de cavalete central de série. Apenas Opcional.
Foi descontinuada em 2008.
E a principal desvantagem !!!!!!!!!!!!
O consumo exagerado!!! Com bagagem e garupa a média é de 13 Km/L o que limita sua autonomia a cerca de 210 Km para entrar na reserva.
Somando e subtraindo tudo eu recomendo esta moto como um bom inicio para viagens longas, pois suas desvantagens são administráveis.
Quando comprar uma tenha em mente que se tomar gosto pela coisa (longas viagens) ira querer uma motocicleta mais "profissional". (KTM, GS, Super Ténéré 1200, etc)
Para uma utilização branda ( Serra Azul nos domingos) ela atende a contento.
Espero ter ajudado.
Ramon