24/05/2015

BMW GS800 ADV ! Uma compra lógica ou emocional ?

Bom dia a todos .
Depois de meses (ou anos se não levarmos em consideração os bate bolas na seção comentários) estou de volta!
Depois da expedição Ushuaia não efetuei outra grande viagem , apenas expedições, curtas de no máximo 2500 Km em  direção as Serras Gauchas , mas a paixão continua.
A postagem de hoje tem por objetivo discutir a compra ou não de uma BMW GS800 Adventure !
Eu resolvi trocar minha antiga paixão  DL100 Vstrom que era a protagonista deste blog no  final do ano passado , e como disse, vou tentar explicar o porque da GS800 ADV!
A troca de uma motocicleta por outra sempre tem um componente emocional, mas tentei ser objetivo na escolha.

As motocicletas de maior cilindrada inegavelmente tem um conforto ao rodar maior, mais potencia sempre é bem vinda, mas isto tem vários custos embutidos, como consumo maior, maior valor de manutenção e custo maior de pneus e acessórios. 
 Atualmente as fabricantes focaram em motocicletas fantásticas na faixa de  1000 a 1200 CC ,e é inegável a qualidade e performance destas motos, mas sem criticar já criticando ( vou polemizar um pouco ) estamos carregando muito peso extra para passear.
As menores como a belíssima Ténéré 660 e a própria GS 650 são excelente maquinas , mas a meu ver com grande sacrifício em conforto. Para não ser criticado explico, são muito boas motos , porem monocilindricas e com potencia reduzida ,com nível muito altos de vibração.

Seguindo a minha linha de raciocínio, e usando viagens longas em mente, onde o consumo específico , peso total da motocicleta mais passageiro e finalmente bagagens aliado a  facilidades de manobras ,me levaram a focar em um segmento especifico deste mercado e também;

Usando as experiências acumuladas nas ultimas expedições , foquei em dois aspectos que me incomodavam na DL 1000, consumo e melhor performance em terrenos fora de estrada.

Naturalmente isto diminuiu as escolhas, pelo consumo para a faixa de 800 CC , e capacidade para  o fora de estrada com aros 21 na dianteira  para duas marcas , a  BMW com dois modelos a GS 800 e a GS 800 ADV e a Triumph com a belissima Tiger 800 XC! 

Pesquisei as três motos mencionadas e apostei na GS800 ADV, explico  os motivos,
Minha GS












Este modelo , dentro das características mencionadas , tem o melhor custo beneficio.
Vou  exemplificar as diferenças entre a GS 800 ADV e sua irmã GS800 : 



Protetor de mão,
Faróis de Milha
Suporte GPS
Bolha Touring (maior proteção aerodinâmica)
Aquecedor de manopla
Banco confort
Suporte para as malas laterais
Tanque maior.
Protetor de motor

Destes itens mencionados, somente o tanque não pode ser comprado, todos os demais itens são opcionais originais.
A Triumph não conta com todos estes opcionais , somente no mercado paralelo , portanto para a proteção do valor investido , a compra da motocicleta completa é melhor.
Na revenda , nunca recuperamos os acessórios que não fazem parte da motocicleta, portanto perdemos este dinheiro.

O valor de compra desta moto esta no topo do segmento, mas fiz uma aposta no conjunto de qualidades, e ate agora se provou acertado.
Rodei apenas 4500KM e posso dizer que ate agora só encontrei pontos positivos, a que pesem as diferenças brutais em relação a DL1000.

Em postagens posteriores irei discorrer sobre as qualidades e defeitos desta BMW F800 GS ADV

Para que tem duvidas em parecidas espero ter ajudado!


Abraço a todos !


Ramon











08/04/2011

22 Dia Ponta Grossa a Vinhedo

Ponta Grossa a Vinhedo!!!










Já estou postando da minha sala!!

Como é bom sair para viajar e como é soberbo o retorno!!

Sáimos bem cedo de Ponta Grossa com intenção de almoçar em casa e assim o fizemos!!

Mais uma vez encontramos condições perfeitas para rodar e mandamos bala.

Na saída do hotel já nos despedimos e tiramos as últimas fotos juntos, pois em dado momento eu seguiria para Vinhedo e o Dudu e Alessandro para Limeira.

Saida de Ponta Grossa


Estou guardando e lavando os equipamentos e assim que tiver um tempo, farei um resumo das despesas e mais informações.

Agradeço novamente as mensagens e estou a disposição .


Em casa com a Guerreira após 12 500 km!


Obrigado,

Ramon

21 Dia Santo Tomé a Ponta Grossa

Santo Tomé a Ponta Grossa


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Km dia 924 Total 12054

Boa noite !!!

Hoje tivemos um dia longo e proveitoso!!

Me desculpem postar somente hoje (08/04) pois chegamos as 20:00 hr em Ponta Grossa,
ajudamos o Dudu trocar o óleo da vovó e jantamos no hotel para comemorar o último pernoite juntos.

Saímos cedo de Santo Tóme e empregamos um ritmo forte e sem paradas. Para a viagem render combinamos as paradas a cada 250 km no mínimo e assim os 500 km até Dionisío Cerqueira (divisa do Brasil a Argentina0 foi rápido e chegamos as 13.00 hr.

Na divisa eu ainda carregava o pneu que comprei em Néuquem, pois o da viagem de ida ainda estava segurando a onda.
Segue uma dica importante, há em vigor uma norma que proíbe a entrada com pneus no Brasil a não ser os originais do carro, então se levar algum de reserva lembre de carregar a nota fiscal brasileira.
Devido a isto eu tive que efetuar a troca e de novo o mesmo drama, nenhum borracheiro queria fazer o serviço. Sem problemas eu emprestei as ferramentas e em dois palitos o pneu estava trocado.
É mais fácil que parece.

Perdemos um tempo razoável para efetuar todos os procedimento e seguimos em frente.

As estradas no Paraná são como um  sonho para os motociclistas . Cheias de curvas. bem sinalizadas e neste caminho que escolhemos, com pouco movimento.

Resultado!! Aceleramos e curtimos muito cada km até Ponta Grossa!!! E' isto mesmo, após 120000 km em cima de uma moto, ainda encontrávamos motivos para curtir a viagem!!

Bem chegamos um pouco tarde, mas tudo dentro dos conformes.

Só falta 500 Km.

Ramon.


PS Quando se lida com quilometragens tão altas e por tanto tempo, começamos achar 500 quilómetros bem perto!!!

06/04/2011

20 Dia 9 de Julho (Buenos Aires) a Santo Tomé

9 de Julho a Santo Tome


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Boa noite!!

Km dia 1080 Km Total 11 113 Km
Deslocamento 14 horas.

Fomos achacados de novo!!!!
Mesma história da ida.

Esta trecho entre a divisa do departamento de Buenos Aires e Entre Rios até o Paso de los Libres (Uruguaiana) é foda!!

Neste trecho de 500 km temos várias berreiras policiais, eu contei pelo menos 12 e fomos parados em 4 .
Entre estas paradas morremos com mais "plata".
Eu jurei que não passo mais por aqui. Se for preciso entro via Uruguay até o último passo o de Frey Bentos dando chance a só uma barreira policial me roubar.
Depois de Passo de los Libres tudo voltou ao normal, estrada sem obras e sem policiais.
Paradinha para lanche



O trecho anterior tem uns 150 duplicados e uns 350 km em obras. Os imbecis começam a obra neste trecho todo e fazem em passo de tartaruga, com vários desvios e muita poeira.

Hoje estou irritado com os argentinos e sua falta de planejamento, se fizessem a obra em pequenos pedaços, iriam incomodar muito menos.

Bem perdemos 2 horas nas barreiras policiais, e por isto demoramos tanto tempo para
chegar.

Amanhã vamos até Ponta Grossa.

A viagem está acabando.

Ramon

05/04/2011

19 Dia Neuquém(Neuquem) a 9 de Julho(Buenos Aires)

Nequem a 9 de Julho


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Buenas....

Km Dia 1020 Km Total da Viagem 10020 Km. (Ufa)
Deslocamento 12 horas
Temperatura 22 a 26 graus o dia todo.

Hotel Vagabundo (os outros estavam lotados)

Hoje o dia rendeu!!

Começamos com um erro de navegação, mas conseguimos recuperar o terreno.

Este erro foi minha culpa por dois motivos:

Eu não efetuei o "briefing " do dia corretamente com todos. Explico.

Coloque todos a par das estradas e cidades chaves da rota, pois se o GPS pregar uma peça como hoje, outras pessoas do grupo poderão avisar do erro.
Se achas que no Brasil as placas de indicação são precárias, você precisa ver aqui na Argentina.
Pausa.

O transito aqui merece um narrativa própria.
A sinalização como disse é quase nula, nas cidades não tem indicação de quem é o pare, (até hoje eu não sei de quem é a preferencial e vou entrando com cautela e boa)não existe placas de direção nas ruas( muitas vezes descobrimos que estamos na contra mão quando os outros motoristas começam a nos xingar!) e nas estradas só a mãe Diná sabe para onde ir.

E os motoristas !!! Estes são todos loucos, as vezes você está a 140 km/h na estrada e passa um carro muito mais rápido por você e tudo certo.

As motoquinhas então nem se fala! Nas cidades todos cortam os escapamentos, põe uma encharpe azul e branca e saem cortando a todos, lógico que sem capacete e as vezes em três nas nimi motos.

Bem, voltando a viagem o erro no custou uns 100 km, então rodamos 1000 para chegar aqui em 9 de Julho.

Viemos bem e amanhã vamos tentar chegar em São Tomé a 950 km daqui. Vamos ver.

Não iremos mais via Uruguay. Fui voto vencido e alem do mais a viagem ficaria um pouco maior.
Luciano me desculpe mas não iremos mais passar em POA.

Até

Ramon

PS não tiramos fotos hoje

04/04/2011

18 Dia Bariloche(Neuquem) a Neuquem(Neuquem)

Bariloche a Neuquem


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Total do dia 630 km


Boa noite!!

Nosso dia foi maravilhoso!

De Bariloche entramos na Rota dos 7 Lagos que passa em um parque nacional e digo que o visual é maravilhoso.

Dica muito importante, saindo de Bariloche a 80 km há uma cidade chamada Villa Angostura, que eu afirmo é muito, mas muito melhor que Bariloche, bem decadente por sinal.
Bariloche está muito suja e mau cuidada, ao passo que Villa Angostura tem vários hoteis/pousadas maravilhosas. Fica a dica, se puder não se hospede em Bariloche.

Nesta rota há 30 km de rípio, mas depois encontramos uma estrada muito bem cuidada que termina em San Martin de Los Andes.
Esta cidade fica na beira de um dos lagos e tem um astral belíssimo. Andamos pela cidade e dá a impressão que existe um concurso de casa mais bonita.
É planejada e tem vários restaurantes muito bonitos, vale a visita.

Nesta cidade nos deparamos com um grupo grande de 27 motociclistas Europeu que enviaram suas motos a Ushuaia e vão até o Alasca.
Estes ficaram interessados nas nossas motos, trocamos algumas idéias de apaixonados por motos e almoçamos no mesmo restaurante.

Vale um registro, há todos os modelos de motos, BMW, KTM, Yamahas, etc, todas big trails, mas há um louco que está de Harley Davidson!!!!!
Eu não sei o modelo, pois não gosto destas motos, mas o cara é muito macho para encarar estas estradas com esta bigorna sobre rodas, que convenhamos nao tem conforto nenhum!!!

Segue a foto da moto!!








Casal símpatico que está no grupo



Bem voltando a viagem seguimos em direção a Junim de Los Andes e terminamos o dia em Neuquém.

Comprei outro pneu e vou carregar o mesmo de reserva, pois o meu está quase no fim.
Se precisar troco.
\``

É isto, vou dormir .

Amanhã vamos o mais perto de Buenos Aires que conseguirmos,

Até

03/04/2011

17 Dia Perito Moreno (Santa Cruz) a San Carlo de Bariloche (Neuquém)

Perito Moreno a San Carlo de Bariloche


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Olá amigos !!!

Estamos em San Carlo de Bariloche!!!!

Resumo do dia:
Km dia 818 km Total da Viagem 8395 Km
Consumo 12,84 Km/l
Temperatura : Perito Moreno 6 na parte da manhã 10 e chegando um puta calor!! 19 :)

Hoje nosso dia rendeu.

Saimos de Perito Moreno as 7:30 sentido a Ryo Mayo, encontramos 80 km de rípio neste trecho e depois aceleramos.

Atenção para quem ira efetuar o mesmo trajeto, na saida de Perito Moreno ande 22 km para pegar a Ruta 40 asfaltada. A 12 da cidade tem a antiga ruta 40 de rípio , mas aqui na Argentina eles não tiram as placas velhas e nem informam as estradas novas.
Cuide de abastecer en Ryo Mayo,pois o próximo só em Gov Costa a 370 de Perito Moreno.

Pausa : Na estrada vimos um pickup bem velha, a uns 60 km/h carregada de madeira e um cão maluco que andava até sobre o teto da camionete e latia para todos , inclusive nós. (a camionate estava andando !!!)
Cão Maluco !!!
Bem engraçado porque o motorista viu nosso espanto e caiu na gargalhada e o cão latindo feito louco para o Alessandro que estava tirando fotos.


Depois disto pegamos a estrada sentido e Esquel e mandamos brasa.


Hoje não aconteceu muita coisa a não ser abastecer, pilotar, abastecer, pilotar, mijar, pilotar, abastecer,comer e, adivinha................... pilotar.

Brincadeiras a parte, andamos bem pois chegamos em San Carlo as 17:30.
A partir de El Bolson a estrada até Bariloche fica animal.
O dia estava perfeito para andar, com o sol a brilhando e temperatura a escaldantes 18 graus.(já faz uns 10 dias que estou  sempre abaixo de 10 que desacostumei!!!!)
Há!! Demos uma passadinha em Esquiel para abastecer e vimos que a cidade também é show.

Como disse hoje não aconteceu nada de especial, então me despeço.

Amanhã iremos percorrer a rota dos 7 lagos e dormir em Neuquém. (Capital da provincia)

Valeu!!



PS fotos by Alessandro

02/04/2011

16 Dia El Calafate (Santa Cruz a Perito Moreno (Santa Cruz)

El Calafate a Perito Moreno


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Resumo do dia :

Km dia 634 Total da viagem 7576 Km
Consumo médio 12,93 (até agora já gastei 594 litros)
Temperatura: El Calafate 6 no nascer do sol 2 e depois entre 15 e 17

Hotel El Austral (fácil de achar, Perito Moreno só tem uma avenida)
$275,00

Buenas!!!

Atenção Nandão !!!( meu dentista !) Vou precisar colar todas as obturações de novo depois de 350Km de rípio. (para quem não sabe estrada de rípio é o mesmo que estrada cascalhada)

Hoje saimos cedo, ainda escuro e durante o café da manhã decidimos seguir direto para Perito Moreno ( a cidade) e não entrar em El Chaiten. Estava garoando e provavelmente não iríamos ver o monte Fitz Roy salvando um dia de viagem.
Entramos na rodovia Ruta 40 e seguimos até Três Lagos,onde abasteceríamos e entraríamos no rípio.
De El Calafate até este posto o visual é muito bonito e andamos forte.

Em Três Lagos abastecemos em um posto bem vagabundo que não tinha nada para comer e seguimos sentido Bajo Caracoles. O martírio começou.

Tres Lagos

Muita pedra solta e costela de vaca, fazendo que andássemos no máximo 60 km/h. Fomos socando o banco das motocas e o que estava ruim ficou pior.
Desolação dos pampas
Lá pelas 10 o vento voltou e forte. Eu quase comprei um chão por aqui umas duas vezes, não só eu, todos.

Seguimos só parando na estrada mesmo para as necessidades básicas e abastecer as motos.
A moto do Dudu quebrou o suporte do baú e precisamos fazer um concerto quebra galho na estrada mesmo. ficou tão bom que ele resolveu seguir assim mesmo.
Suporte quebrado !


Atenção: De Tres Lagos até Bajo Caracoles andamos 350 km e com a nossa velocidade média só chegamos lá as 14:30 hrs. (varados de fome)
Vocês não tem noção de que fim de mundo é este lugar(Bajo Caracoles), açoitado pelo vento o tempo inteiro, no chão batido, sem vegetação e com poucas casas, sem estrutura alguma. Uma desolação horrorosa.
Olha o posto !!!


Mas o que estava já bem ruim ficou um pouquinho pior...de novo....não havia gasolina e teríamos ainda mais 130 km a seguir.
Graças a Deus eu tive a intuição de comprar este último galão e colocamos o resto da gasola nos tanques seguimos na ponta dos dedos.

Pausa para as fotos ! By Alessandro


Na saída de Bajo Caracoles andamos 40 km e encontramos o asfalto. Bem, chegamos em Perito Moreno só cheiro.
O total foi 475 km (!!!) sem abastecer.

Dados técnicas da ruta 40 agora em Março de 2011 :

El Calafate a Três Lagos 167 Km impecáveis.
Três Lagos a Bajo Caracoles : um trecho de 190 km rípio 50 de asfalto e 100 de rípio novamente totalizando 340 km
Bajo Caracoles 40 km de rípio e 90 de asfalto.

Estes números irão mudar rápidamente, pois há maquinas trabalhando em vários trechos asfaltando o final da 40.

Bem chegamos cansados mas bem.

Como voltamos na programação inicial em relação as datas amanhã decidimos ir a San Carlo de Bariloche.

Até....
Ramon

01/04/2011

Pneus nas motocas !!!!

Problemas resolvidos!!

Ainda bem que por aqui não temos radares de velocidade. Os malucos levaram 2:10 minutos para chegar em Rio Gallegos (com fotos no caminho!!!) e 2:00 para voltar.
Saíram as 09:50 hr e chegaram as 15:20 no hotel!! E andaram 650 Km
O Golzinho da Avis azulou.

Bem em Rio Gallegos encontraram os benditos pneus com a ajuda de um argentino gente boa (!!!)
Este argentino deve ter sangue brasileiro pois ajudou ligando para outras revendas e indicando o que fazer.
Explico.
Em todos os lugares que entramos com algum problema ninguém ajudava se este não tinha uma solução fácil.
Nós brasileiro fazemos tudo para ajudar, ligamos, nos informamos e damos um jeito. Os argentinos, não, ponto.

Na volta ainda foi preciso trocar os pneus e outro pequeno drama começou, ninguém quis executar o serviço.
Alessandro no trampo !
Dudu com mão na massa
Serviço pronto
Resultado, trocamos nós mesmos com a ajuda de umas ferramentas emprestadas em uma revenda de pneus de carro.






 Dica revise totalmente sua motocicleta antes de vir para cá. Neste país não se tem a cultura da motocicleta, então pequenos reparos são difíceis de fazer !!!













Deu tempo de visitar (usando o Golzinho) o parque do Glaciar Perito Moreno. Fantástico!

Nenhuma fotografia faz jus a realidade. Só vindo aqui para ver.


Olha a barba!!!

Uma das inúmeras vista do parque !


Demos umas voltas em El Calafate e esta tem um jeito de Campos do Jordão com a vantagem de não ter os novos ricos que passam por lá. Muito legal.



Bem, amanhã vamos recomeçar a viagem .

Boa noite a todos.

PS dependendo de onde pernoitarmos, amanhã talvez não consiga entrar na net.

15 Dia El Calafate (Parado aguardando a troca dos pneus)

Olá amigos !!!!

Estamos parados em El Calafate aguardando as cenas dos próximos capítulos em relação aos "neumáticos" do Alessandro.
Para ganhar tempo, o Alessandro e o Dudu alugaram um carro e seguiram para Rio Gallegos adquirir o bendito pneu. O Dudu aproveitou e também vai trocar o pneu da vovó.

Devido a este contratempo reprogramei os pontos de parada e rota, pois tenho compromisso em Limeira no dia 10 e preciso chegar no dia 9.

Também pesou a decisão de alterar o retorno a vontade de explorar mais a região de El Calafate e El Chaiten.

Iremos pernoitar em uma Estancia na rota 40 , chamada La Angostura.


A idéia e seguir "passeando"até a cidade de Chile Chico e a partir daí iniciar a volta para o Brasil.....

O retorno será via Uruguai, pois o trecho da Ruta 14 até São Tomé ou Uruguaiana é muito feio e lotado de guardas argentinos de olho na propina.

Segue a nova programaçào :

16 2/4/2011 Sabado       El Calafate                    Estancia La Angostura  550 km
17 3/4/2011 Domingo    Estancia La Angostura    Chile chico                   380
18 4/4/2011 Segunda     Chile Chico                     Puerto Madryn             900
19 5/4/2011 Terça         Puerto Madryn               Santa Rosa                   770
20 6/4/2011 Quarta        Santa Rosa Colonia        Sacramento                  613
21 7/4/2011 Quinta        Colonia Sacramento        Pelotas                         770
22 8/4/2011 Sexta          Pelotas                           Lages                          590
23 9/4/2011 Sabado       Lages                             Limeira                        950
                                                                                                            5523 Km

Ramon

31/03/2011

14 Dia Torres Del Paine (Chile) a El Calafate (Santa Cruz AR)

Torres Del Paine a El Calafate


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Resumo do dia :

Km dia 387 Total da viagem 6942
Deslocamento 04:45 e total da viagem 07:00 hr
Temperatura : Na saida 4 graus chegando a 8 e caindo a 3 na chegada.

Hotel Upsala
$210,00 Bem simples e velhinho, mas bem localizado.

Boa noite galera!!!

Dormimos em uma ilha no lago Pehoe aos pés das famosas torres e choveu/nevou a noite inteira!!! Ao acordarmos vimos entre as nuvens as magníficas formações que nos rodeavam e com a nevasca que caiu nas montanhas estas estavam maravilhosas.

Restaurante do hotel
Alessandro registrando tudo!


Decidimos sair um pouco mais tarde novamente, pois teriamos apenas 400 km para rodar e  assim o fizemos.
Saimos do hotel as 10:30 hr sem chuva, mas nublado e bem frio.

Visual do parque.

Seguimos pelo rípio até a cidade de Cerro Castilho que é um passo de fronteira para seguirmos a Argentina.( a cidade fica na entrada do acesso ao parque)
Dica : Se não houver problemas com abastecimento (há um posto na cidade de Rio Turbio a 30 km sentido Puerto Natales) este passo é o recomendado , pois não passa onibus e os tramites são bem rápidos. Entre o posto de fronteira e a ruta 7 (asfalto) andamos 15 Km de rípio.
Como estamos carregando bastante combustivel, seguimos sentido a Esperanza na ruta 7.
Com tanta roupa que parece um pacote de biscoito!!
Mais uma vez cuidado com a autonomia andamos 346 de Puerto Natales, Parque e Esperanza onde tem posto YPF.

De Cerro Castilho até Calafate a estrada é totalmente asfaltada (evite o atalho pela ruta 40 pois está péssima) e muito bonita.

Olhe a temperatura do termometro !! 3 graus !!!
Para se ter uma idéia do frio que está por aqui, após o passo de Cerro Castilho no cruzamento com a Ruta 7 encontramos neve acumulada e quando estavamos registrando começou a nevar !!!! Foi bem leve mas super legal!!!

Em Esperanza nos deparamos com um problema bem sério!!

O pneu traseiro do Alessandro já está na lona.
Quando saimos do Brasil fizemos as contas para se trocar o pneu em Neuquem mas não deu. Nosso problema é que El Calafate não tem este pneu e amanhã alugaremos um carro e iremos a Rio Gallegos (600 km ida e volta) para comprar o dito cujo. Este erro de planejamento nos custará caro.

Como é um dia livre isto não atrapalhará o planejamento, mas talvez não dê para ir ao Perito Moreno. Vamos ver.

Pelo pouco que ví esta cidade é bem legal, bonita e limpa (o que é bem raro aqui na Argentina).

Bem amanhã volto com cenas do próximo capítulo.

Boa noite a todos,

Ramon


Entrada de Puerto Natales


PS Dêem uma olhada na página do Spot, atualizei a viagem até aqui !!







30/03/2011

13 Dia Punta Arenas (Antartica Chilena) a Torres Del Paine

Punta Arenas a Torres Del Paine


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Resumo do dia !!

Km dia 383 km Total da viagem 6555 Km
Consumo médio 12,94 km/l
Temperatura: Saímos de Punta Arenas 4 em Puerto Natales 8 e no Parque 5

Hoteria Pehoe www.pehoe.cl
U$ 180,00 quarto duplo. Vale cada centavo, acreditem

Boa noite a todos......

É incrível o que uma boa noite de sono faz.....
Ontem chegamos feito zumbis em Punta Arenas devido ao frio extremo que fomos expostos, para dizer a verdade no primeiro posto que encontramos, paramos e fomos para a cefeteria e a atendente quase saiu correndo....todos de capacete e luvas tiritando de frio. Hoje lembramos desta  cena e demos algumas risadas.

O hotel que ficamos é bem simples, mas surpreendeu pelo conforto e simpatia dos funcíonários.


A noite choveu bastante e por isto acordamos um pouco mais tarde. Com chuva e o frio que estava, seria impossível sair cedo.
Abastecemos por volta das 10 da manhã e seguimos até Puerto Natales, onde iriamos pernoitar a principio. Uma viagem tranquila de 240 km.

Estreito Magalhães

Ao entrarmos na estrada o sol apareceu e seguimos com vento bem forte. O vento de hoje foi o mais intenso até agora.
Não consegui passar de quarta marcha, as vezes reduzindo para terceira e com velocidade máxima de 90 km/h. Quase cai umas duas vezes em pontos que o vento entrava de rajada.
Monumento ao vento
Encontramos inclusive um  monumento em homenagem (!!!!) ao vento.



















A paisagem hoje foi incrível, com campos e montanhas se alternando, assim como estâncias magnificas e quanto mais próximos a Puerto Natales mais bonito ficava.

Olha a bandeira !!!

No caminho encontramos um café em Villa Tehuelches muito simpático. Faça uma parada.


Café em Villa Tehuelches


Pausa para dados técnicos da viagem.
Cuide do abastecimento, pois a 50 km de Punta Arenas é o ultimo posto. Andamos 240 km até Puerto Natales e devido ao vento o consumo foi para a lua ... hoje a pior média foi 10,86 km/l. Isto começou a me preocupar, pois daqui até El Calafate temos poucos postos, então comprei mais um galão de combustível.
Somando os três que carrego , tenho 19 litros de reserva. To parecendo um caminhão tanque.
Antes que me esqueça a Vtrom do Alessandro consome igual. Ou seja não é a minha moto.

E o Dudu!!! (outra pausa na viagem) Em Ushuaia ele foi trocar a bateria da Vovó que estava ruim e encontrou um mecânico chamado Pablo, especialista em Africa Twin. Resultado, fez uma revisão profunda na máquina, e esta ficou redondinha, diminuindo bem o consumo, apesar do peso que carrega,
Agora eu e o Alessandro temos que aguentar a gozação todo o abastecimento, já que a vovó esta económica.
Falando em Ushuaia, eu estava com a Patroa, o Caio e o Lucas que nascerão em Junho, então não tive tempo para escrever, mas a cidade é muito interessante. Vale a visita.

Bem voltando a viagem em Puerto Natales comecou a chover e ventar, mas resolvemos ir ao Parque Torres del Paine. Detalhe, estava chovendo o tempo todo!
Seguimos em estrada asfaltada por cerca de 80 km até Cerro Castilho onde entramos no rípio para o parque . No começo o rípio estava bom, mas a medida que seguiamos, piorava ,diminuindo nossa velocidade.

Dica, o ponto do parque indicado pelo mapa GPSA.AR nos leva a entrada da portaria do Lago Sarmiento. A chuva e o frio apertaram e os guarda parques nos acharam malucos. Nestas condições meteorológicas definitamente não eramos para estar de moto.
Pagamos a entrada $150,00 pesos argentinos e seguimos para o hotel que indiquei no inicio. Também tem no mapa GPS.AR. (Hotel Pehoe)
Ao avistarmos o hotel deu vontade de chorar pela sua localização....em uma pequena ilha de frente para as torres.....amanhã postarei fotos...
Quem duvida que existe um ser superior venha para cá e olhe.....



Amanhã voltaremos para Cerro Castilho onde faremos a aduana e seguiremos para El Calafate na Argentina.

29/03/2011

12 Dia Back on Trip Ushuaia (Tierra del Fuego) a Punta Arenas (Chile)

Ushuaia a Punta Arenas


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Resumo do dia :
640 Km Total viagem : 6170 Km
Tempo de deslocamento 07:50 Total 10.45
Temperatura: Ushiuaia 4,5 aumentou para 8 e cehgamos em Punta Arenas com 5
Hotel : Deixa para lá.

Boa noite amigos!!!!

Hoje testamos o limite de desconforto que podemos administrar!!!
Saimos de Ushuaia com 4 graus de temperatura, o que por si já é bem desconfortavel, mais piorou !!! Durante a travessia da Cordilheira Darwin começou a chover e alguns metros acima nas montanhas vimos a neve caindo!!!
Esta chuva permaneceu até San Sebastian e foi F..da!!! Não tem roupa que aguente tamanho frio. Nosso amigo Alessandro foi o que sofreu mais, pois não tem aquecedor de manopla.
Hoje este equipamento fez uma diferença brutal.
Alessandro posando para a foto do fim do mundo

Após a aduana em San Sebástian o sol apareceu e melhorou nossa condição de viagem. No ripio hoje andamos devagar, pois o mesmo estava molhado.
Mais uma vez controlamos o consumo, pois após San Sebastian encontariamos combustivel somente em Punta Arenas.

A viagem foi lenta devido o rípio e as aduanas e tirando o frio (de matar)chegamos bem.

A estrada a partir de Bahia Azul( Balsa) é muito bonita, pois vem margenado o Estreito de Magalhães, que por si só já carrega muita história.

Chegamos as 19.45 em Punta Arenas e no cair do sol voltamos a passar muito frio. O vento voltou forte ajudando a diminuir a sensação térmica.

Amanhã iremos até Puerto Natales em uma curta viagem.

Abraço a todos.

Ramon

26/03/2011

8 Dia Rio Gallegos (Santa Cruz) a Ushuaia (Tierra Del Fuego)

Rio Gallegos a Ushuaia


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Olá Amigos !!!!

Me desculpem por não postar a viagem ontem, mas chegamos no "bagaço"

Resumo do dia:

590 Km Total da viagem 5220 Km (140 Rípio)
Consumo médio 13,31 km/l
Temperatura: saimos de Rio Gallegos com 6 graus, abaixou para 2 na estrada e a média do dia foi por volta dos 12 graus. (bem frio)

Hotel Terrazas del Beagle http://www.terrazasdelbeagle.com
U$ 100,00 (vale cada centavo)

Finalmente Ushuaia !!!!

Amigos não tem como descrever este lugar. Só estando aqui.
Não vou me alongar muito com o lugar pois amanhã eu colocarei um post somente da cidade.
Ontem não escrevi pois nossa viagme foi bem longa e cansativa. Vamos aos fatos.

Saimos de Rio Gallegos cedo (o que foi providencial, depois explico!) apesar do frio. Ao amanhecer o termômetro da magrela apresentava 6 graus e entramos na estrada ainda no escuro. (o sol começa a aparecer  por volta das oito da manhã). De rio Gallegos até a aduana argentina percorremos uma estrada muito bonita (com o Sol dando as caras fica demais!!!!) porém, foi um pouco sofrido este trecho, encontramos no pior momento 1,8 graus indicados no termometro (!!!!) quase congelamos (!!!)mas quando estava ficando insuportável, chegamos.

Ontem foi feriado prolongado na Argentina, então imagina como encontramos a aduana !
Por nossa infelicidade todos moramos no Sul do Rio Grande, então imagine como são os serviços publicos por aqui!!
A aduana estava lotada e só no lado Argentino demoramos 2:45 hr para conseguirmos os "papeles". Saimos e andamos 50 metros e começamos tudo de novo no lado Chileno.

Só para explicar um pouco de geografia;

Para chegarmos em Ushuaia saimos da Argentina para ingressar na Terra del Fuego em território chileno e voltamos para a Argentina na porção leste da ilha. Ou seja em um espaço de 200 km devemos passar por 4 aduanas, 2 argentinas e 2 chilenas.

Após a aduana chilena andamos uns 10 km e entramos na balsa da "primera angostura" o serviço que liga o continente a ilha. O serviço começa as 08:30 e as vezes fica interrompido pelas condições do mar.
Dica: Para se pagar o serviço da balsa o faça na embarcação durante a navegação. Tem um caixa e se aceita pesos argentinos.

Bem saimos da balsa por volta das 13 horas e ainda deveriamos andar uns 500 km. Isto nos preocupou muito, pois deveriamos ainda andar uns 130 km de rípio e uns 300 km até Ushuaia, fora as outras duas aduanas.

Bem não tinhamos escolha, então aceleramos.
Andamos uns 30 Km e entramos no rípio na Y 79 (placa indicando Cerro Sombrero) até Onaisim virado após para a esta localidade para San Sebátian.
Dicas :

Para se preencher as documentação a localidade de saida é San Sebastin e a escolha desta rota foi pela qualidade do rípio e também pelo pequeno numeros de veículos que trafegam por aqui.
Esta rota é um pouco mais longa. cerca de 20 km,mas compensa.

O rípio é muito bom. Para se ter uma idéia dava para se andar em alguns trechos a 120 km/h.

Chegamos nas aduanas em San sebátian e desta vez foi tudo bem.
Atenção com a autonomia !!! De Rio Gallegos até San Sebastian anadmos 300 Km sem nenhum posto no caminho.
Outro problema foi a alimentaçào. Só encontramos o que comer depois de Rio Grande. Leve um lanche para o dia.

Em San Sebastian entramos novamente no asfalto na Ruta 3 e "deitamos o cabelo".

Este certificado eu posso pendurar. 5300 Km me dão este direito

A ilha é muito bonita e quanto mais ao sul nos dirigimos, mais bonita a paisagem fica.
No lado chileno vemos muitas fazendas (estancias) de criação de ovelhas em paisagens de tirar o folego.

No lado argentino já vimos criadores de gado e depois entramos em uma região d florestas com arvores secas muito interessante.

Paramos em Tolhuin para abastecer e comer. nem é preciso dizer que sem alimentação adequada e com frio a viagem estava bem desgastante.
Nos alimentamos bem e "rachamos o macaco" em direçào a Ushuaia pois nos restava cerca de uma hora e meia de sol. A temperatura começou a abaixar caindo rapidamente para 8 graus.

Daqui para frente entramos na Cordilheira Darwin. (Oficilmente a Cordilheira dos Andes começa aqui)
Indescritível a beleza que encontramos.
Para os amantes de motocicleta a pilotagem ficou fantástica (!!!) com várias curvas (eu estava "deitando o cabelo") e estrada perfeita.
Quanto mais ao sul seguiamos, mais bonito ficava. Só passando por aqui para entender.

Chegamos em Ushuaia por volta das 19:00 (12 horas na moto) bem cansados, mas extremamente satisfeitos.

Seguimos ao hotel eu simplesmete "cortei os motores".

Por isto não enviei mensagem a todos.

Agradeço a mensagens de todos e amanhã retorno.

Boa noite.

Ramon

Frente do Hotel !!!


PS: Notei que o SPOT não indicou Ushuaia no mapa.
Acredito que temos um problema de cobertura dos satelites deste serviço por aqui, mas acreditem estou em Ushuaia!!!!

24/03/2011

7 Dia Caleta Olivia (Santa Cruz) a Rio Gallegos (Santa cruz)

Caleta Olivia a Rio Gallegos


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Boa amigos!!!
Gostaria muito de agradecer aos recados deixados. Escrever este blog só terá sentido se ao menos conseguirmos incentivar uma pessoa a deixar as preocupaçòes de lado e seguir com seus sonhos.
Pilotar uma motocicleta até aqui é indescritivel. Para quem entende, estas palavras bastam.
Para quem não entende, bem , não merece explicação.

Resumo do dia:

Km dia 707. Total da viagem 4930
Tempo de deslocamento 7:00 e total 09:00
Consumo médio 13,25 Km/l (hoje melhorou só um pouco)
Temperatura: Saimos com 12 garus e chegamos em Rio Gallegos com 20.
(daqui para frente as medições de temperatura serão mais precisas. Instalei um termometro na magrela. As últimas medições forma meio cuecas !!! rsrsrs)

Hotel Sehuen
Rua Rawson 160 Rio Gallegos www.hotelsehuen.com
Simples, mas bom, bem localizado e com boa internet.

Hoje a viagem foi muito boa, saimos no horário combinado e andamos bem até o primeiro abastecimento em Tres Cerros (211 Km). O vento estava bem fraquinho e a estrada um delicía. Cheia de curvas (!!!!) margendo por um trecho o mar e depois para o meio do deserto. A paisagem mudou bastante. Avistamos muitos Guanacos no caminho. ( segundo o Alessandro Guacamole, pois o mesmo esqueceu este nome umas três vezes, desistindo de tentar falar corretamente).
Não é uma boa idéia andar a noite, vimos muitos guanacos mortos por atropelamentos

Ao sair de Tres Cerros tocamos sem paradas para Cmt Luis Pedra Buena a 263 Km.(nossos traseiros já estão calejados). As vezes o vento se fazia presente e devo dizer com força. Ontem na internet a meteorologia informou 25 km/h então eu supus que hoje estava entre 30 a 40, pois as motos andavam com uns 15 garus de inclinaçào a direita. Nossa sorte que era por trechos pequenos.

Curva a esquerda com inclinacao a direita !!!



De Cmt Luis Pedra Buena seguimos direto para Rio gallegos em outro nonstop, chegando as 17.00.










E o Dudu!!!
Em um post anterior eu disse que ele era mil e uma utilidades, mas ontem em Caleta Olivia ele surpreendeu !!!
Deixamos nossas tralhas no hotel e o Dudu saiu para trocar o óleo da vovó.(da moto!!!por favor.). Eu fiquei um pouco no posto, abasteci a minha e voltei para o hotel.
Saimos para comer uma pizza e encontramos o elemento por volta das 19.00 hrs no mesmo posto com, a moto lavada e pasmem !! Um par de farol de milha muito legal que ele mesmo instalou após a troca de óleo. tudo isto em uam hora e meia se tanto!

No trecho !!



Amanhã eu coloco uma foto.


 Bem é isto.
Amanhã posterei de Ushuaia onde teremos uns dias para relaxar.

Boa noite a todos.









Extração de petróleo em Caleta Olivia
                                                          PS direitos autorais :
                                                        Fotos Alessandro fortes

23/03/2011

6 Dia Puerto Madryn (Chubut) a Caleta Olivia (Santa Cruz) Revisado!!!

Puerto Madryn (Chubut) a Caleta Olivia (Santa Cruz)


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Boa noite!!!

Resumo do dia:

Km dia 532 Total da Viagem 4218
Tempo deslocamento 06:05 hrs e total 8 horas.
Temperatura indicada 12 graus, sensação térmica muito abaixo!!!!
Hotel Rober
Av San Martin 2152 hrobert@mcolivia.com.ar
$290.00

Começarei com um desabafo.........hoje eu estou moido!!!
Estes 532 Km foram muito duros, saimos do hotel as 08.00 hr para não encontrar as temperaturas muito baixas, o que aconteceu parcialmente. Encontramos no inicio do dia 6 graus positivos e assim que o sol aumentou foi para 12.
Nosso problema foi a sensação térmica que estava muito baixa. Com todas as roupas de proteção deu para administrar.

Nossos problemas começaram a partir das 10:00 hr quando o vento patagônico deu as caras.

Por volta das 13:00 hr pilotar era uma pequena luta, para se ter uma idéia em alguns trechos engatava a quarta marcha para conseguir andar e a trajetória das motos era muito irregular.
Nem precisa dizer o porque estamos esgotados.

Ao sair de Puerto Madryn se programe para abastecer em Trelew a 80 Km. Apos este trecho irá pilotar por 140 km até Uzcudum (Um pequeno posto no meio do nada).
O consumo foi para o espaço, senda a média 11.4 Km/l,então dependendo da sua moto cuide da autonomia.

De Uzcudum temos 230 Km até Puerto Madryn. A estrada está em obras, tendo vários trechos de rípio em desvios, mas dá para andar numa boa.

Palca para Ushuaia


A Vovó(Africa Twin)do Dudu é só alegria. Principalmente por uma característica interessante.
Onde paramos ela é uma estrela.
Nossas Vstrom ninguém para para ver, mas a vovó quase todos tiram fotos.
Nem preciso dizer que o Dudu parace um pai coruja, todo pinpão.

Nossa rotina está estabelecida, chegamos na cidade de pernoite, abastecemos as motos, azeitamos as correntes e corremos para o hotel. Deixamos as bolsas que precisamos separadas e chegando no quarto  e já limpamos os equipamentos (viseira, capacete, cameras, etc). tudo isto para economizar tempo para o jantar e dormir.

Caleta Olivia


Amanhã iremos até Rio Gallegos a 660 Km daqui.

Falta pouco para o primeiro objetivo da viagem Ushuaia.

Abraço a todos,

Ramon