Viagens

24/05/2015

BMW GS800 ADV ! Uma compra lógica ou emocional ?

Bom dia a todos .
Depois de meses (ou anos se não levarmos em consideração os bate bolas na seção comentários) estou de volta!
Depois da expedição Ushuaia não efetuei outra grande viagem , apenas expedições, curtas de no máximo 2500 Km em  direção as Serras Gauchas , mas a paixão continua.
A postagem de hoje tem por objetivo discutir a compra ou não de uma BMW GS800 Adventure !
Eu resolvi trocar minha antiga paixão  DL100 Vstrom que era a protagonista deste blog no  final do ano passado , e como disse, vou tentar explicar o porque da GS800 ADV!
A troca de uma motocicleta por outra sempre tem um componente emocional, mas tentei ser objetivo na escolha.

As motocicletas de maior cilindrada inegavelmente tem um conforto ao rodar maior, mais potencia sempre é bem vinda, mas isto tem vários custos embutidos, como consumo maior, maior valor de manutenção e custo maior de pneus e acessórios. 
 Atualmente as fabricantes focaram em motocicletas fantásticas na faixa de  1000 a 1200 CC ,e é inegável a qualidade e performance destas motos, mas sem criticar já criticando ( vou polemizar um pouco ) estamos carregando muito peso extra para passear.
As menores como a belíssima Ténéré 660 e a própria GS 650 são excelente maquinas , mas a meu ver com grande sacrifício em conforto. Para não ser criticado explico, são muito boas motos , porem monocilindricas e com potencia reduzida ,com nível muito altos de vibração.

Seguindo a minha linha de raciocínio, e usando viagens longas em mente, onde o consumo específico , peso total da motocicleta mais passageiro e finalmente bagagens aliado a  facilidades de manobras ,me levaram a focar em um segmento especifico deste mercado e também;

Usando as experiências acumuladas nas ultimas expedições , foquei em dois aspectos que me incomodavam na DL 1000, consumo e melhor performance em terrenos fora de estrada.

Naturalmente isto diminuiu as escolhas, pelo consumo para a faixa de 800 CC , e capacidade para  o fora de estrada com aros 21 na dianteira  para duas marcas , a  BMW com dois modelos a GS 800 e a GS 800 ADV e a Triumph com a belissima Tiger 800 XC! 

Pesquisei as três motos mencionadas e apostei na GS800 ADV, explico  os motivos,
Minha GS












Este modelo , dentro das características mencionadas , tem o melhor custo beneficio.
Vou  exemplificar as diferenças entre a GS 800 ADV e sua irmã GS800 : 



Protetor de mão,
Faróis de Milha
Suporte GPS
Bolha Touring (maior proteção aerodinâmica)
Aquecedor de manopla
Banco confort
Suporte para as malas laterais
Tanque maior.
Protetor de motor

Destes itens mencionados, somente o tanque não pode ser comprado, todos os demais itens são opcionais originais.
A Triumph não conta com todos estes opcionais , somente no mercado paralelo , portanto para a proteção do valor investido , a compra da motocicleta completa é melhor.
Na revenda , nunca recuperamos os acessórios que não fazem parte da motocicleta, portanto perdemos este dinheiro.

O valor de compra desta moto esta no topo do segmento, mas fiz uma aposta no conjunto de qualidades, e ate agora se provou acertado.
Rodei apenas 4500KM e posso dizer que ate agora só encontrei pontos positivos, a que pesem as diferenças brutais em relação a DL1000.

Em postagens posteriores irei discorrer sobre as qualidades e defeitos desta BMW F800 GS ADV

Para que tem duvidas em parecidas espero ter ajudado!


Abraço a todos !


Ramon











Nenhum comentário:

Postar um comentário